Como ter uma vida minimalista? Descubra neste post!

Nós sempre estamos procurando ter mais qualidade de vida, não é mesmo? São muitas tarefas para realizar no dia a dia e o apelo ao consumo é muito grande. Em meio a esse contexto, surgem movimentos com novas ideias que buscam alternativas para esse modo de viver. A proposta de ter uma vida minimalista se torna muito atrativa e desperta o interesse de várias pessoas.

O minimalismo é um movimento que está associado ao consumo consciente e a evitar exageros nas suas experiências. Preparamos este post especial sobre como ter uma vida minimalista e colher os benefícios dessa postura. Continue acompanhando o conteúdo e entenda mais sobre o tema!

O que é minimalismo?

Minimalismo é um estilo de vida que se baseia na reavaliação de prioridades para se desfazer dos excessos. Você passa a viver com o necessário, expandindo isso para sua casa, para suas formas de estabelecer relações e para o seu cotidiano.

O minimalismo surge em oposição ao consumismo, que é o movimento de comprar de forma desenfreada. É bom lembrar que é impossível viver sem consumir. A ideia é fazer o consumo de forma consciente, pensada, utilizando o que é preciso para uma vida satisfatória. Você troca o excesso pelo suficiente. Com isso, há um enorme ganho de bem-estar.

Como ter uma vida minimalista?

Você pode ter uma vida minimalista com algumas atitudes. Veja mais a seguir!

Abra mão do que não precisa mais

Muitas vezes acumulamos diversas coisas que já não são mais necessárias. Desfazer-se delas vai trazer alívio e liberar espaço na sua casa. Doe roupas, sapatos e objetos que estão em bom estado, mas que já estão parados há muito tempo nos armários. Encaminhe papéis antigos que não têm mais uso para o reaproveitamento e reciclagem. Livre-se de máquinas velhas e aparelhos que estão sem funcionar.

Descartar o que não é mais útil é importante, mas é fundamental também dar uma boa destinação para o lixo. Os eletrônicos podem ser doados para empresas especializadas na coleta desses materiais, por exemplo.

Pense bem antes de fazer uma compra e controle os gastos

Sempre que for comprar alguma coisa, faça o exercício de pensar se ela é realmente necessária. Muitas vezes, compramos para suprir nossas carências e não utilizamos o objeto. A falta é suprida momentaneamente, mas logo reaparece.

Isso porque não é consumir que vai resolver o problema. É preciso investir em adquirir apenas o essencial, o que é preciso para uma vida confortável.

Pensar bem antes de comprar vai ajudar você a escolher melhor o que entra em sua casa e a controlar seus gastos. Isso vale para todas as dimensões da vida, inclusive a alimentação. Você vai perceber que não precisa de excessos, nem de guloseimas e carnes gordurosas. Você passa a viver de forma mais leve e sem exageros.

Valorize a simplicidade

Uma vida com simplicidade retém aquilo que realmente importa e é formada de coisas mais gratificantes. Você passa a colecionar mais momentos e menos objetos. Passa a investir menos em compras e mais em experiências.

Dar valor à humildade e interagir com a natureza são algumas ações valiosas. Por que chamar a família para comer hambúrguer no shopping se você pode combinar um piquenique no parque, com lanches feitos em casa, por exemplo?

Por que não priorizar os encontros com amigos e com familiares, visitar pessoas de quem sente saudade, fazer um bolo e dar alguns pedaços para uma vizinha? Por que não investir em um trabalho manual, em uma atividade física ao ar livre?

Use melhor também o tempo nas redes sociais. Utilize-as apenas quando necessário e para coisas que sejam realmente importantes para você. Valorize a simplicidade nos relacionamentos e evite as pessoas com quem há muitos conflitos e dificuldades. Aproxime-se do que te fortalece e busque vivências positivas.

Invista na qualidade e não na quantidade

Qualidade é muito mais importante do que quantidade para ter uma vida satisfatória. Faça investimentos no que vale realmente a pena e que é gratificante, em vez de apostar em muitas coisas.

Ao comprar roupas, por exemplo, compre as mais duradouras e que te fazem se sentir bem, em vez de adquirir um grande número de peças que se desgastam fácil e que logo seriam descartadas. Isso vale para sapatos, bolsas, objetos para casa e qualquer outro produto que precise ser consumido.

Busque também saber de onde vêm os produtos. Evite marcas denunciadas por posturas antiéticas, aposte nos produtos não testados em animais e em brechós. A vida minimalista caminha em conjunto com a ecologia e a sustentabilidade.

Busque uma experiência de vida gratificante

Para ter uma vida minimalista, repense as suas atividades e dedique mais tempo ao que realmente importa. Aposte em ações que trazem qualidade de vida, como caminhadas ao ar livre, plantar, visitar amigos, fazer esportes de que gosta, andar de bicicleta. Faça o possível para trabalhar com algo que te faz bem. Diminua o tempo de consumo e aumente as experiências construtivas.

Quais são os benefícios de uma vida minimalista?

Com uma vida minimalista, é possível ter vários benefícios. Você passa a ter mais tempo para experiências gratificantes, porque começa a reduzir o tempo com coisas e compras que são desnecessárias. Você diminui as suas preocupações e passa a se ocupar com o que realmente importa. Assim, é possível ter mais bem-estar e convivência com as ações que te dão qualidade de vida.

Outra vantagem é que você diminui o desperdício, utilizando as coisas de forma consciente e fazendo um controle otimizado do dinheiro. O trabalho, os relacionamentos e as atividades diárias passam a proporcionar satisfação, redução de estresse e tranquilidade.

Ter uma vida minimalista é um caminho para conseguir realização pessoal e gratificação com as suas experiências. Você vai ter mais bem-estar, tranquilidade e disposição para dedicar seu tempo ao que realmente importa. A ideia do minimalismo é uma vida que valoriza a simplicidade e o consumo consciente, se livrando dos excessos.

Com as medidas certas, é possível adotar um estilo de vida com mais humildade, valorizando as pequenas coisas e abrindo mão dos exageros na vida doméstica, pessoal e familiar. Assim, sua vida se preenche do que vale a pena.

E então? Gostou de aprender mais sobre a vida minimalista? Aproveite e compartilhe este conteúdo com sua família e seus amigos nas redes sociais!

Veja mais

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]