Conheça alguns planos familiares e como escolher o ideal para você

Ter uma família envolve uma relação de afeto, amor e cuidado. São pessoas para quem sempre desejamos o melhor e queremos proteger o tempo todo. Por isso é tão importante poder contar com serviços que oferecem mais segurança em qualquer situação, como no caso dos planos familiares.

Cada vez mais as empresas responsáveis estão se preocupando em oferecer soluções que incluam toda a família. Mas você sabe o que é um plano familiar? Entende a diferença entre planos de saúde e de assistência funerária? Continue a leitura e veja como escolher o tipo que mais se adapta às suas necessidades!

Qual a diferença entre planos individuais e familiares?

Ainda que existam muitos tipos de planos (seja de saúde, seja de assistência funerária), muitas pessoas não entendem a diferença entre os serviços oferecidos. De fato, existem muitas operadoras (as empresas que administram os planos) e modalidades (diferenciais que agregam valor ao contrato).

Mas o fator mais curioso na diferenciação de um plano é quanto a ele ser individual ou familiar. Isso pode ser determinante tanto para o preço final, quanto para a variedade e a qualidade no atendimento.

Os planos individuais são destinados a pessoas que não possuem dependentes diretos. Já nos planos familiares, o titular (que é o responsável pelo plano) pode incluir as pessoas mais próximas da família.

Os dependentes são parentes que dependem financeiramente do titular. A maioria dos planos aceitam apenas a inclusão do cônjuge e dos filhos. Mas, em alguns casos, são aceitas outras pessoas mais próximas, como os pais, se for realmente comprovado que eles são dependentes.

É importante entender essa diferença, pois em um plano individual, o titular arca quase que sozinho todas as despesas básicas. Como são incluídas mais pessoas, o modo familiar acaba saindo bem mais em conta.

Quais as vantagens de se contratar planos familiares?

Como já foi dito, o valor por pessoa se torna bem menor em um plano familiar. Mas as vantagens não ficam por aí. Isso porque as operadoras oferecem diferentes níveis de cobertura, além de agregar benefícios especiais, nos serviços oferecidos para toda a família.

A cobertura de qualquer plano de saúde costuma variar entre atendimento básico, ambulatorial e hospitalar, com ou sem obstetrícia. Dependendo da empresa, também podem entrar no pacote alguns diferenciais, como uma maior abrangência ou rede credenciada e até a realização de procedimentos estéticos.

Já os planos funerários podem variar conforme o tipo de sepultamento (enterro ou cremação), o local do velório e do enterro, o tipo de urna ou caixão utilizado, as flores, a decoração, etc. Quanto melhor o nível do plano, maior o valor e a qualidade dos serviços prestados.

Dessa forma, com um plano familiar é possível ter um pacote bem melhor por um preço muito mais barato e com mais benefícios agregados. Também pode acontecer de não serem cobradas taxas de carência ou coparticipação (taxa extra de atendimento).

Por exemplo, é possível conseguir um plano intermediário ou completo, pagando o mesmo valor de um básico por pessoa. Claro que isso varia muito de uma operadora para outra, por isso, é fundamental pesquisar bastante e comparar o custo-benefício antes de fechar contrato.

Por que aderir a um plano funerário familiar?

De modo geral, contratar um pacote de serviços para toda a família é muito interessante. Mas isso é ainda mais verdadeiro quando falamos de um plano de assistência funerária, responsável pela cobertura de todos os serviços necessários quando alguém morre.

A verdade é que a maioria das pessoas prefere nem pensar na morte, mas ela é inevitável e pode custar bem caro. Assim, independentemente do seu grupo familiar, ter um plano funerário é fundamental para ajudar a lidar com questões burocráticas em um momento que as pessoas não estão preparadas para isso.

Nesse sentido, é bom também esclarecer a diferença do plano para um auxílio-funeral, que cobre apenas os custos com o velório e o enterro. O plano de assistência funerária realiza todas as ações necessárias, como:

Os planos funerários podem contar ainda com um atendimento especial às famílias, com aconselhamento e consultoria sobre como processar a perda e o luto. Ou seja, é uma forma mais completa de resolver todas as questões ligadas à morte de um ente querido, sem a necessidade de ter alguém da família que faça essa função.

Além disso, todos os custos já são pagos com antecedência, não restando dívidas para a família. De fato, os planos custam muito pouco, com parcelas mensais baixas, variando de acordo com cada nível de pacote, sendo uma boa opção para pessoas de todas as faixas de renda e idade.

No entanto, as vantagens dos planos funerários são ainda maiores quando feitos para toda a família. Além da questão do valor, é possível escolher tudo da forma que cada familiar desejar. Por exemplo, é uma boa opção para quem deseja ser cremado ou quer um funeral especial. Tudo fica registrado ainda em vida e com o conhecimento dos outros membros do grupo.

Muitas vezes, os planos familiares também contam com outras vantagens, como os clubes de benefícios. Com eles pode-se ter descontos e ofertas especiais em consultas médicas, odontológicas e outros tipos de atendimento de saúde.

Claro que esse tipo de diferencial também depende da operadora e, por isso, deve ser bem avaliado antes da contratação. Assim, como nos planos de saúde, deve-se escolher uma empresa com credibilidade no mercado e boa estabilidade. Ela precisa ter segurança suficiente para garantir a prestação de todos os serviços quando for acionada.

Enfim, os planos familiares, sejam eles de saúde, sejam eles de assistência funerária, são uma forma de oferecer mais segurança e comodidade para toda a família. É essencial poder contar com serviços que assegurem mais saúde e bem-estar para quem se ama, sempre que for necessário.

Agora que você já viu as vantagens de se ter um plano funerário, conheça todas as nossas opções de planos.

Veja mais

Entenda agora o real significado da missa de sétimo dia

Com certeza, você ou alguém conhecido já foi na missa de sétimo dia de um falecido. Uma tradição de religião ou um costume de povos, é um evento que finaliza os rituais de pós-morte. Porém, poucas pessoas sabem realmente o seu significado. Por isso, já parou para pensar como e por que surgiu esta liturgia? Quais países seguem […]

Entenda agora a importância do orçamento familiar e como pode ser feito

Fazer previsões, estabelecer metas e manter a organização são as melhores estratégias para se alcançar qualquer objetivo. Tais cuidados também valem quando se trata de economizar dinheiro e fazê-lo render mais — por isso o orçamento familiar é tão importante. Trata-se de um planejamento que inclui as receitas e despesas de uma família. Assim, é possível saber para onde vai o dinheiro e […]

Saiba como o atendimento da Metropax é fundamental para momentos de luto

Quando uma pessoa da família ou um grande amigo falece, o momento é bastante complicado e desgastante. Várias questões devem ser providenciadas, como documentação, velório, sepultamento ou cremação. Nesse contexto, sair fazendo orçamentos em funerárias só atrasa o processo e causa mais desconforto. Por isso, o atendimento da Metropax tem conquistado seus clientes pela excelência e pelo […]