Qualidade de vida: 6 ótimas dicas para viver mais e melhor!

‘’Aquele ali sim sabe o que é vida.’’ Quem nunca disse, ou ouviu alguém dizendo, uma frase como essa? Muitas vezes, nós atribuímos a qualidade de vida aos bens materiais, além de acreditar que a grama do vizinho é muito mais verde do que a nossa.

Este pensamento é, no entanto, bastante equivocado. Aumentar a expectativa de vida está ao nosso alcance e é um objetivo que pode ser atingido, independentemente de nossas condições financeiras ou de onde vivemos.

Com algumas alterações no dia a dia e a mudança de certos hábitos, é possível ter uma vida muito mais saudável!

Quer saber como sua atitude pode mudar toda a sua rotina? Continue a leitura e confira as nossas dicas para viver mais — e melhor!

1. Faça exames periódicos

Ninguém gosta de ir ao médico, certo? Para a maioria das pessoas, as consultas, as clínicas e os hospitais nada mais são do que um sinônimo de doenças. O que não sabemos é que, na verdade, gente saudável também deve frequentar esses ambientes.

Com check-ups periódicos (anuais, para adultos saudáveis, e semestrais, para idosos), é possível ver se tudo está indo bem com a sua saúde e diagnosticar eventuais problemas em seu início, aumentando as chances de uma cura completa.

2. Realize atividades físicas regularmente

Os benefícios obtidos com a prática regular de exercícios físicos são difíceis de ignorar. Eles controlam o peso, combatem doenças cardíacas, diminuem o colesterol, reduzem as taxas de estresse, melhoram a qualidade do sono, entre outras inúmeras vantagens.

Mas, calma: você não precisa passar o dia na academia para praticar tais atividades. Busque algo que lhe dê prazer! Uma caminhada no parque já é um bom começo. Vale lembrar também que todos se beneficiam da atividade física, não importando a idade ou sexo do indivíduo.

3. Tenha uma boa alimentação

É impossível não vincular a qualidade de vida ao poder de uma boa alimentação. Assim como um carro, precisamos de combustível para funcionar, e este deve ser de boa qualidade.

Além de escolher alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, é necessário respeitar o próprio corpo e comer várias porções ao longo do dia, evitando bagunçar o funcionamento do organismo. Por isso, não coma tudo de uma vez, nem faça longos períodos de jejum.

4. Beba água frequentemente

Uma das principais dicas para viver mais é, certamente, o incentivo a uma ingestão regular de água. A quantidade ideal diária varia, mas o importante é beber o máximo possível. Quer uma dica? Tenha uma garrafinha sempre ao seu lado!

Como a água participa de maior parte das reações do corpo, fornecer a quantidade adequada ao organismo é essencial. Também é necessário ingeri-la de forma fracionada, para que tudo seja absorvido e utilizado corretamente.

5. Durma o suficiente

Com a correria cotidiana, parece impossível ter uma noite satisfatória de sono. Estamos sempre muito cansados e, consequentemente, muito alertas. No entanto, é preciso ter uma atenção especial com as horas dormidas, levando-as a sério. Noites em claro podem afetar a saúde como um todo.

Por isso, facilite a sua própria vida: tenha horários certos para dormir e siga uma rotina. E na hora de deitar, livre-se de todos os aparelhos eletrônicos, que costumam nos distrair e causar a insônia.

6. Pratique o bom humor

Praticar o sorriso é uma das melhores formas de conservar a saúde. Manter o bom humor reduz os níveis de estresse e dos hormônios relacionados a ele, melhora a autoestima e ainda auxilia na saúde do coração.

Viver com uma atitude mais otimista pode, inclusive, aumentar a produtividade e motivação, tornando a realização de seus sonhos mais simples e palpável!

Com pequenas mudanças, é possível notar melhoras consideráveis na qualidade de vida. E você? Está pronto para seguir nossas dicas e ter uma vida mais plena? Agora é com você!

Tem alguma dúvida ou uma dica bacana de como viver mais e melhor? Conte nos comentários!

Veja mais

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]