Qualidade de vida: 6 ótimas dicas para viver mais e melhor!

‘’Aquele ali sim sabe o que é vida.’’ Quem nunca disse, ou ouviu alguém dizendo, uma frase como essa? Muitas vezes, nós atribuímos a qualidade de vida aos bens materiais, além de acreditar que a grama do vizinho é muito mais verde do que a nossa.

Este pensamento é, no entanto, bastante equivocado. Aumentar a expectativa de vida está ao nosso alcance e é um objetivo que pode ser atingido, independentemente de nossas condições financeiras ou de onde vivemos.

Com algumas alterações no dia a dia e a mudança de certos hábitos, é possível ter uma vida muito mais saudável!

Quer saber como sua atitude pode mudar toda a sua rotina? Continue a leitura e confira as nossas dicas para viver mais — e melhor!

1. Faça exames periódicos

Ninguém gosta de ir ao médico, certo? Para a maioria das pessoas, as consultas, as clínicas e os hospitais nada mais são do que um sinônimo de doenças. O que não sabemos é que, na verdade, gente saudável também deve frequentar esses ambientes.

Com check-ups periódicos (anuais, para adultos saudáveis, e semestrais, para idosos), é possível ver se tudo está indo bem com a sua saúde e diagnosticar eventuais problemas em seu início, aumentando as chances de uma cura completa.

2. Realize atividades físicas regularmente

Os benefícios obtidos com a prática regular de exercícios físicos são difíceis de ignorar. Eles controlam o peso, combatem doenças cardíacas, diminuem o colesterol, reduzem as taxas de estresse, melhoram a qualidade do sono, entre outras inúmeras vantagens.

Mas, calma: você não precisa passar o dia na academia para praticar tais atividades. Busque algo que lhe dê prazer! Uma caminhada no parque já é um bom começo. Vale lembrar também que todos se beneficiam da atividade física, não importando a idade ou sexo do indivíduo.

3. Tenha uma boa alimentação

É impossível não vincular a qualidade de vida ao poder de uma boa alimentação. Assim como um carro, precisamos de combustível para funcionar, e este deve ser de boa qualidade.

Além de escolher alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, é necessário respeitar o próprio corpo e comer várias porções ao longo do dia, evitando bagunçar o funcionamento do organismo. Por isso, não coma tudo de uma vez, nem faça longos períodos de jejum.

4. Beba água frequentemente

Uma das principais dicas para viver mais é, certamente, o incentivo a uma ingestão regular de água. A quantidade ideal diária varia, mas o importante é beber o máximo possível. Quer uma dica? Tenha uma garrafinha sempre ao seu lado!

Como a água participa de maior parte das reações do corpo, fornecer a quantidade adequada ao organismo é essencial. Também é necessário ingeri-la de forma fracionada, para que tudo seja absorvido e utilizado corretamente.

5. Durma o suficiente

Com a correria cotidiana, parece impossível ter uma noite satisfatória de sono. Estamos sempre muito cansados e, consequentemente, muito alertas. No entanto, é preciso ter uma atenção especial com as horas dormidas, levando-as a sério. Noites em claro podem afetar a saúde como um todo.

Por isso, facilite a sua própria vida: tenha horários certos para dormir e siga uma rotina. E na hora de deitar, livre-se de todos os aparelhos eletrônicos, que costumam nos distrair e causar a insônia.

6. Pratique o bom humor

Praticar o sorriso é uma das melhores formas de conservar a saúde. Manter o bom humor reduz os níveis de estresse e dos hormônios relacionados a ele, melhora a autoestima e ainda auxilia na saúde do coração.

Viver com uma atitude mais otimista pode, inclusive, aumentar a produtividade e motivação, tornando a realização de seus sonhos mais simples e palpável!

Com pequenas mudanças, é possível notar melhoras consideráveis na qualidade de vida. E você? Está pronto para seguir nossas dicas e ter uma vida mais plena? Agora é com você!

Tem alguma dúvida ou uma dica bacana de como viver mais e melhor? Conte nos comentários!

Veja mais

Acolhimento psicológico no luto: a importância de ressignificar sentimentos

A perda de um ente querido ou amigo muito próximo pode causar não só dores emocionais, mas também físicas, conforme identificado por um estudo da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles. Diante disso, o acolhimento psicológico no luto se faz necessário, pois é um tratamento importante para que esse momento não o impeça de viver e […]

FAQ: tire todas as dúvidas sobre velório

Lidar com a perda de um ente querido não é fácil. Mas, mesmo nesse momento de dor e sofrimento, é preciso manter a calma para resolver questões burocráticas, legais e cerimoniais — como o velório. A verdade é que são muitos detalhes, documentos e decisões que precisam ser tomadas em uma hora tão delicada. Os serviços das […]

Entenda o que é e qual a finalidade do santinho de luto

A morte é um fato na vida de todas as pessoas. Quando acontece, deixa sentimentos confusos dentro dos nossos corações devido à ausência do ser querido, restando somente a saudade, as lembranças nas memórias ou em fotos e vídeos. Mesmo assim, as pessoas ainda querem mais. Por isso, como forma de homenagear o falecido, a família manda fazer o santinho de luto […]