O que significa sonhar com enterro sob o olhar da psicanálise?

O que significa sonhar com enterro sob o olhar da psicanálise?

 

A psicanálise começou a ser desenvolvida no final do século XIX pelo neurologista Sigmund Freud. A relação dos sonhos com o subconsciente, ou a psique, e a influência deles na vivência humana foi uma das muitas coisas estudadas pela área. Neste sentido, sonhar com enterro poderia estar diretamente ligado ao cotidiano e às experiências do indivíduo.

Ficou curioso para saber o que representa sonhar com a morte ou o luto? Continue a leitura do texto e entenda o que os seus sonhos significam.

Atividades cotidianas

Outro importante nome da psicanálise é o suíço Carl Jung. O psiquiatra chegou a analisar 20 mil sonhos, oferecendo bases importantes para a compreensão do subconsciente. Em uma de suas constatações, ele concluiu que os sonhos estavam ligados a atividades cotidianas. Por isso mesmo, somente a própria pessoa seria capaz de interpretá-lo corretamente.

Se alguém sonhou com algo relacionado a própria morte, o enterro ou funeral, não necessariamente vai ter o mesmo significado do sonho de outra pessoa. Por isso, antes de tentar analisar seu próprio sonho, Jung recomenda uma revisão das atitudes e experiências do cotidiano.

Assim, antes de criar uma teoria muito elaborada sobre o fato de ter sonhado com a morte, é melhor lembrar o que está acontecendo enquanto se está acordado. Ou seja, o sonho pode estar relacionado com um luto, uma perda, a morte de alguém, uma doença, a presença de uma pessoa indesejada ou qualquer detalhe que provoque uma agitação na vida do indivíduo.

Mudanças na rotina

Um desses acontecimentos do cotidiano, pode representar uma mudança muito importante na vida da pessoa, levando ela a sonhar com enterro, seu ou de outros. Para se entender por que isso acontece, basta pensar na ideia que a sociedade sempre teve sobre a morte.

Desde os tempos antigos, as crenças e as mais diversas organizações sociais veem a morte não como um fim, mas sim, um rito de passagem para uma nova fase. Assim, sonhar com um enterro pode significar o medo ou a expectativa diante de uma grande transformação na rotina, como uma mudança de cidade, de emprego ou um novo relacionamento.

Fim de uma relação

Se o começo de uma nova relação tem significado, o fim também. Desta forma, uma das interpretações aceitas na teoria junguiana é como a mudança nas relações com as pessoas podem interferir no nosso subconsciente.

De certa forma, a psique pode estar indicando não só a mudança em si, mas o quanto a perda do relacionamento com a outra pessoa vai interferir na vida do indivíduo. Na verdade, o luto é algo relativo à perda de alguém de modo geral, não está necessariamente relacionado com a morte. Mas de alguma forma, nosso subconsciente já faz essa associação.

Enfim, a psicanálise é algo muito complexo e, muitas vezes, subjetivo. Por isso, por mais que alguns sonhos sejam desagradáveis a princípio, nem sempre eles representam algo negativo. Compreender o que significa sonhar com enterro e outras coisas depende muito das experiências pessoais de cada um.

Gostou do post? Quer saber mais sobre espiritualidade e bem-estar? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o assunto.

Veja mais

Veja como fazer o planejamento familiar em 9 passos

O termo planejamento familiar é amplo: vai desde o número de filhos e a saúde, passando pelo setor financeiro e chegando até a morte. Por isso, as pessoas devem programar o futuro pensando nos herdeiros e nos cônjuges. Mas infelizmente os brasileiros não costumam agir dessa maneira, ficando desamparados quanto enfrentam uma situação de emergência […]

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]