Confira 5 dicas de etiqueta em velórios e situações de luto

falecimento de um ente querido é um momento marcado por imensa tristeza para todas as pessoas. O sofrimento dos familiares e amigos torna essa ocasião delicada, portanto, é necessário cuidado e gentileza.

Respeite a dor das pessoas e evite desconfortos com atitudes ofensivas, atentando-se às regras de etiqueta em velório. Não sabe quais são elas? Então, este post é para você. Fique aqui e confira as dicas a seguir!

1. Cuidado com as conversas paralelas

Velórios oportunizam reencontros de parentes e amigos que não se viam há um tempo. Entretanto, não é o momento de conversas prolongadas, em voz alta, com direito à risada e à descontração, pois, podem gerar constrangimentos.

Sendo assim, valorize as conversas curtas e em tom baixo. Se possível, faça um minuto de silêncio como sinal de respeito aos que estão sofrendo.

2. Desligue o celular

É fato que toques de celular são perturbadores. Imagina em velórios! Assim que chegar àquele ambiente fúnebre, desligue o aparelho ou ao menos mantenha-o no silencioso. Caso seja necessário atendê-lo, saia de perto das pessoas, fale baixo e tente ser breve.

Ademais, não se esqueça: tirar fotos é totalmente fora da etiqueta em velórios. É um momento íntimo da família, o qual não deve ser registrado.

3. Tenha atenção às palavras que usar

Tenha cuidado com as palavras para não causar dor e desconforto entre aqueles que estão de luto. Evite perguntar como a pessoa está. Não diga para ela ser forte ou não chorar, tampouco que o falecido finalmente descansou.

Cada um reage diferente ao luto e se expressará da forma que julgar mais adequada. Você deve apenas demonstrar seu pesar de forma sincera, com frases como “sinto muito” e “meus sentimentos”, além de abraços reconfortantes. Coloque-se à disposição para o que a pessoa venha a precisar.

4. Mande flores

Enviar uma coroa ou um vaso de flores, com uma mensagem de condolências sinceras, é um modo de homenagear o falecido e reafirmar seu afeto e solidariedade com familiares e amigos neste momento difícil. Não se esqueça de assinar o cartão, informando que você é o remetente.

Ainda, se for ao evento, leve flores para jogar no túmulo e honrar o falecido. Atitudes simples como essa vão alegrar a família e colocá-lo no caminho da etiqueta em velório.

5. Vista-se adequadamente

Invista em trajes discretos, sóbrios e sociais. Culturalmente, a cor representativa do luto é o preto, mas podem ser usados outros tons, tais como o cinza, branco, marrom, bege ou azul, por serem neutros e clássicos.

Recomenda-se não usar roupas justas, decotadas, informais, curtas, extravagantes, com brilhos, de cores vibrantes ou que fazem referência de qualquer tipo. Mostre respeito ao evento, que é solene e considerado uma cerimônia.

Em situações de luto, o segredo é ser simples, sincero e visar confortar quem está afetado pela perda. Etiqueta em velório é se importar com os que sofrem, mesmo que não possa prestar apoio pessoalmente. Se não conseguir comparecer, envie um cartão, carta ou ligue. Contudo, não deixe de transmitir uma mensagem de carinho e amizade.

Gostou dessas dicas de etiqueta em velórios e situações de luto? Então, aproveite para conferir nosso post sobre o que é um perfil memorial no Facebook e como solicitá-lo.

Veja mais

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]