Conheça os principais modelos de caixão e urnas

As urnas funerárias são itens presentes há milênios em nossa sociedade. Antigamente, cada povo ou tribo tinha sua maneira de sepultar seus mortos, geralmente em artefatos produzidos por eles mesmos a partir do barro. Apesar de o cuidado e o respeito continuarem uma tradição, algumas coisas mudaram, como os diferentes modelos de caixão e urnas disponíveis.

Hoje, há diferenças em relação ao material, ao acabamento, à pintura, além de modelos especiais, que variam de acordo com o peso e a altura da pessoa. E não podemos nos esquecer das urnas para pets.

Enfim, entre tantas opções como saber qual é a ideal? Para que você não se sinta perdido entre tantos modelos em uma hora tão difícil como a de sepultar um ente querido, preparamos este post. Siga a leitura e conheça os principais modelos de caixão e urnas disponíveis.

Quais são os materiais mais utilizados para caixão?

Os caixões são utilizados nos sepultamentos tradicionais. Apesar de a madeira ser o material mais utilizado, há detalhes que fazem a diferença. Confira.

Tipo de madeira

Há diversas opções, desde madeiras nobres, como mogno, carvalho, cerejeira etc., até a madeira de reflorestamento. Hoje, cerca de 80% da fabricação se concentra no MDF e no pinus.

Mas tudo depende da vontade da pessoa que vai escolher. Ela pode levar em consideração alguma característica do falecido — como seu porte físico, gosto pessoal — ou a nobreza da madeira.

Também há diferença na espessura. Nos caixões mais simples, utiliza-se uma chapa de 12 mm. Porém, há ainda opções de 15 mm, 18 mm e 22 mm.

Acabamento

O acabamento garante a elegância do caixão. A pintura, por exemplo, pode ser aplicada com ou sem sombreamento. Já para as madeiras nobres, o ideal é que não haja pintura, só um verniz (fosco, brilhante ou semibrilhante), para destacar sua beleza natural.

Para a parte interna, há opções de forro que vão desde o TNT até cetins importados. Os acessórios também são importantes. Eles podem ser de metal, plástico, banhado a ouro, couro, cristais etc.

Quais são os materiais mais utilizados em urnas para cinzas?

Esse tipo de urna é utilizado para que a família possa guardar as cinzas do ente querido provenientes do processo de cremação como recordação. Encontradas em diversos tamanhos, formas e cores, os materiais mais comuns dessas urnas são:

  • bronze: utilizado em urnas que serão guardadas em casa ou em local aberto;
  • metal ou aço inoxidável: muito duráveis, esses materiais são perfeitos para urnas que ficarão expostas ao tempo;
  • madeira: utilizada apenas para urnas que permanecerão em locais internos. Necessita de tratamento de verniz periodicamente;
  • pedras: utilizadas em urnas que serão colocadas em igrejas ou no interior de residências. Para jardins, as pedras mais indicadas são granito e mármore;
  • material biodegradável: usado em urnas que irão para o mar ou rio.

Quais são os modelos de caixão e urnas e como escolher o ideal?

Como vimos, no caso das urnas para cinzas, o material escolhido deve ser adequado ao destino que se quer dar ao item.

Já para os caixões, o ideal é escolher um modelo compatível com a estrutura física da pessoa, sempre observando se tem certificações ISO, o que garante um controle de qualidade e padronização maior.

Mas, em se tratando de modelos de caixão e urnas, a vontade de homenagear aquele ente querido deve ser sempre considerada. Nesse sentido, alguns aspectos passam a ser importantes, como a própria personalidade do falecido.

Se a pessoa era séria, a melhor escolha é um caixão sóbrio, sem muitos detalhes, porém elegante. Para uma mulher que, em vida, foi muito vaidosa, há urnas decoradas com pérolas, por exemplo.

Pessoas religiosas, geralmente, são sepultadas em caixões cuja tampa leva imagens de crucifixo, santos, textos bíblicos etc. Hoje, inclusive, é possível fazer isso por meio da plotagem, ou seja, uma impressão em alta definição na própria madeira. A Metropax trouxe essa técnica italiana para o Brasil.

Enfim, há uma grande variedade de modelos. O que importa é que seja compatível com a história daquela pessoa.

Urnas para pets

Além desses modelos, não podemos deixar de citar as urnas para pets. Os animais de estimação já são considerados membros da família e, por isso, também são homenageados no momento de sua morte.

A escolha, nesse caso, deve ser baseada, principalmente, no porte do animal. Mas também há alguns detalhes que podem fazer parte da escolha, como a cor da urna, alças douradas ou tampas entalhadas com a imagem de um gato ou patinhas de cachorro.

A família que opta por uma urna para pet costuma contratar um serviço funerário completo para o animal, o que inclui a remoção do pet, a ornamentação etc. E vale destacar que esse tipo de serviço é bem abrangente e atende desde gatos e cachorros até hamster, papagaio ou outro tipo de animal de estimação.

Como a Metropax pode auxiliar na escolha?

Entre tantas opções, há algo que o cliente deve ter sempre em mente na hora de escolher o caixão, urna ou serviço funerário: o respeito e o cuidado com que a empresa trata todo esse processo.

A Metropax oferece um atendimento cuidadoso à família. Começa com uma entrevista sobre as características da pessoa que vai ser homenageada. Assim, o gerente de plantão pode traçar um perfil e sugerir à família caixões e urnas que se identifiquem com as informações prestadas.

Além disso, sempre que necessário, entre em contato com o cemitério para saber se o jazigo comporta o caixão escolhido. Isso evita qualquer imprevisto na hora do sepultamento.

A empresa também oferece, além dos produtos de primeira qualidade, alguns serviços exclusivos, como a técnica italiana de plotagem em madeira, que já vimos, e a madeira laminada, que tem um acabamento melhor e apresenta menor risco de ser danificada durante o transporte.

Outra exclusividade é a urna trabalhada em cristais swaroviski. Há apenas quatro no Brasil e duas são da Metropax. Para quem quer prestar uma última homenagem especial, essa é, sem dúvida, uma excelente opção.

Nesse momento tão delicado, é muito importante que o cliente seja bem assessorado por um profissional que esclareça todas as suas dúvidas em relação ao produto que está sendo adquirido. Por isso, para saber mais sobre modelos de caixão e urnas com quem realmente entende do assunto, entre em contato com a Metropax.

Veja mais

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]

Seguro funerário ou assistência funerária? Entendas as diferenças

O falecimento de um parente ou amigo próximo é um momento complicado. Além de você ter de lidar com a dor da perda, é preciso organizar a documentação, velório e funeral. Se a família não tiver seguro funerário ou assistência funerária, a situação ficará mais difícil e dispendiosa financeiramente. O indicado é fazer um plano individual […]

Entenda como funciona a doação de órgãos no Brasil

Você sabia que existe a lei 9.434 de 4 de fevereiro de 1997, que regulamenta a doação de órgãos no Brasil, há mais de 20 anos? Ela determina que possam ser retirados tecidos, órgãos e partes do corpo do falecido para transplantes ou fins terapêuticos. Mesmo mediante a vontade expressa da pessoa antes de morrer, a […]