O que é um perfil memorial no Facebook? Saiba como solicitar

As redes sociais conectam as pessoas e são ótimas para interagir, manter contato, rever amigos e fortalecer os laços. Porém, quando alguém próximo falece, o que podemos fazer com o perfil dele? Essa situação delicada tem algumas possibilidades, como a utilização do Facebook memorial, por exemplo. Essa é uma forma de preservar a lembrança e prestar homenagem para o ente querido.

É muito doloroso e desagradável se deparar com lembretes de aniversário e postagens de alguém que amamos e que morreu. Se o Facebook não é avisado, ele presume que a pessoa ainda vive. Assim, é preciso intervir na rede social para evitar esses problemas.

Preparamos este post para que você entenda mais sobre o memorial no Facebook. Assim, nos momentos mais difíceis, você terá as informações necessárias para saber o que fazer com o perfil de entes próximos que partiram. Confira!

O que é o perfil memorial no Facebook?

Quando alguém falece, a família ou os amigos têm duas alternativas do que fazer com o perfil no Facebook do ente querido: uma é solicitar o fechamento da conta e a outra é transformar a página da pessoa em perfil memorial.

Esse tipo de perfil no Facebook tem algumas características específicas. A expressão “Em memória de” é exibida junto ao nome do falecido na página. Os conteúdos que o indivíduo compartilhou na linha do tempo permanecem visíveis para outros usuários, de acordo com as configurações selecionadas originalmente.

Outra questão importante é que o perfil memorial não aparece em espaços como os lembretes de aniversários, anúncios e no ícone “Pessoas que talvez você conheça”. Além disso, dependendo das configurações de privacidade originais do perfil, os amigos e parentes podem compartilhar homenagens na linha do tempo do memorial.

Ninguém pode entrar em uma conta que foi transformada em memorial. Elas só podem ser modificadas se tiverem um contato herdeiro. Quanto aos grupos que eram administrados pelo ente querido que faleceu, a conversão do perfil do administrador em memorial dá a possibilidade de escolha de um novo gestor.

Como funciona a solicitação de perfil memorial?

A solicitação de memorial pode ser feita por familiares ou amigos. Se você não é parente ou amigo próximo do falecido, é importante entrar em contato com a família antes de enviar o pedido de conversão do perfil.

Tornar a conta memorial ajuda a protegê-la, porque ninguém mais pode fazer login nela. Só o contato herdeiro pode gerenciar o perfil e ele é selecionado pelo proprietário da conta. Se essa escolha não foi realizada, ninguém pode administrá-la após a transformação em memorial.

Para fazer a solicitação do memorial, acesse a central de ajuda do Facebook e preencha as informações de nome do falecido, data da morte e, se possível, anexe um documento de comprovação de óbito do usuário (pode ser foto da certidão de óbito, um obituário ou uma notícia, por exemplo). Clique em “Enviar” e aguarde a análise do Facebook.

O que é o contato herdeiro?

O contato herdeiro é uma pessoa selecionada previamente pelo proprietário da conta, que pode cuidar do perfil se ele for transformado em memorial. Ele pode escrever uma publicação fixada no perfil, atualizar a foto da capa e do perfil e solicitar a remoção da conta. Também pode decidir quem poderá publicar homenagem na página e baixar uma cópia de todo o conteúdo que foi publicado pelo proprietário.

Para adicionar a conta herdeiro, acesse as configurações no canto superior direito do Facebook. Clique em “Gerenciar conta”, digite o nome do amigo que você deseja que ocupe esse papel e clique em “Adicionar”. Selecione com o cursor a opção “Enviar” para que o amigo seja comunicado que você o colocou como contato herdeiro da sua conta.

Como gerenciar um perfil no Facebook memorial?

Para fazer a gestão de um perfil memorial no Facebook, acesse a página que foi transformada em memorial. Selecione, na parte inferior direita da foto de capa, o item “Gerenciar”. Utilize o menu à esquerda para modificar a foto do perfil e a foto de capa, responder solicitações de amizade e adicionar uma publicação fixada. Você também pode solicitar a remoção da conta.

Gerenciar um memorial de alguém querido é um trabalho de grande responsabilidade, que demanda bastante delicadeza e respeito à memória do sujeito. Faça esse trabalho em sintonia com o desejo dos familiares e com o que você acredita que seria melhor para o ente que partiu.

Como o perfil memorial no Facebook pode ser benéfico diante de uma perda?

O perfil memorial no Facebook pode ser um bom recurso para aqueles que gostam de redes sociais. É importante pensar que a família deve ser consultada para a transformação do perfil. Se você já é familiar, converse com os parentes mais próximos para ver se todos concordam com a decisão.

Tornar a página um memorial pode abrir um espaço de homenagem para familiares e amigos. As pessoas mais próximas podem escrever mensagens e dizer coisas boas que gostariam de ter dito ao ente querido. É uma forma de trocar experiências e até mesmo de elaboração do sofrimento.

A conversão do perfil em memorial também evita lembretes indesejados de aniversário e ajuda a preservar uma parte da história do falecido. Postagens, fotos e recordações ficam na linha do tempo, para trazer boas memórias e deixar os momentos mais importantes registrados.

As perdas de pessoas queridas são situações difíceis na vida, que demandam apoio e amparo e um trabalho de elaboração do luto. Um momento importante desse processo é quando lidamos com as coisas que pertenciam ao falecido. O perfil na rede social é um desses itens e traz um pouco da história do sujeito.

Tornar a página do indivíduo um Facebook memorial pode ser uma forma de prestação de homenagem e de preservação de uma história singular. É um espaço para familiares e amigos compartilharem lembranças e protegerem a memória de alguém querido que partiu.

Gostou de entender mais sobre como tornar o perfil no Facebook um memorial? Conheça, agora, três modelos para fazer uma nota de falecimento, para que você tenha mais tranquilidade nos momentos mais difíceis!

Veja mais

Veja como fazer o planejamento familiar em 9 passos

O termo planejamento familiar é amplo: vai desde o número de filhos e a saúde, passando pelo setor financeiro e chegando até a morte. Por isso, as pessoas devem programar o futuro pensando nos herdeiros e nos cônjuges. Mas infelizmente os brasileiros não costumam agir dessa maneira, ficando desamparados quanto enfrentam uma situação de emergência […]

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]