Palavras de conforto: o que falar quando uma pessoa perde alguém?

Quando algum amigo ou parente perde alguém próximo, costumamos nos sentir confusos quanto à forma como devemos nos comportar ou o que devemos dizer para confortá-lo. Por mais sincero que seja o desejo de demonstrar solidariedade em um momento de tanta dor, é difícil encontrar as melhores palavras de conforto.

Apesar de não existirem regras sobre como agir em tais situações, muitos acabam metendo os pés pelas mãos e dizendo palavras que podem tornar a situação ainda mais dolorosa para o enlutado.

Neste post, vamos ajudar você a enfrentar esse tipo de circunstância para saber exatamente o que dizer em cada caso. Acompanhe!

Evite o tradicional “Como você está?”

O uso dessa frase é bastante comum no dia a dia, bem como sua resposta quase automática: “Estou bem”. Ao utilizar tal sentença para expressar suas condolências, a impressão transmitida será a de descaso com a seriedade da situação e com os sentimentos do enlutado.

No lugar, é preferível utilizar uma frase como “Sinto muito pela sua perda”, que demonstra maior solidariedade e sensibilidade.

Procure não cobrar força nesse momento

É frequente que digam ao enlutado frases como “Você deve ser forte” ou “Ele não queria te ver sofrendo”. Cobrar da pessoa que perdeu um ente querido que ela seja forte é desrespeitar o momento de dor e sofrimento que, naturalmente, deve ser superado.

Essas expressões, muitas vezes ditas com boas intenções, revelam uma cultura que é intolerante à dor das pessoas e que considera o sofrimento como uma fraqueza. Respeitar a dor do outro é fundamental nesse momento. Por isso, palavras como “Estou aqui para te apoiar” são mais adequadas e demonstram maior empatia.

Deixe a pessoa viver o luto

Quando o falecido é um recém-nascido, ou até mesmo uma namorada ou esposa, é comum as pessoas dizerem frases do tipo “Você terá outro filho” ou “Em breve conseguirá um novo relacionamento”. No entanto, elas são muito rudes, pois transmitem a ideia insensível de que as pessoas são substituíveis, desconsiderando a perda daquele individuo único para sua família.

Não importa quantos filhos uma mulher possa ter ou se um jovem rapaz encontrará outra namorada: o processo de luto é sobre a perda daquela pessoa em especial. A melhor coisa a se fazer nesses casos é respeitar esse período sem pretender forçar o enlutado a olhar para o futuro.

Não diga algo apenas por “protocolo”

Não fale que estará disponível, a não ser que realmente possa estar próximo à pessoa que está passando por esse momento tão difícil.

Geralmente, as pessoas que perdem alguém próximo ficam tão ocupadas com o esforço de entenderem e lidarem com sua própria dor que dificilmente se lembrarão de pedir favores, ainda que sejam necessários. Nessas situações, é frequente o enlutado esquecer-se até mesmo de cuidados básicos, como alimentar-se.

Não espere que o enlutado peça por algo, mas procure ser proativo de forma gentil. Prepare uma refeição, busque as crianças na escola, ofereça carona a um parente mais velho. Pequenas ações práticas e solidárias podem ter o poder de consolar mais do que qualquer palavra.

Nunca opte pelo silêncio

Na dúvida quanto ao que fazer e de que forma agir, muitas pessoas acabam optando pelo silêncio. Realmente, nenhuma palavra dita será capaz de impedir a pessoa de passar pela dor do luto.

Entretanto, o simples empenho em demonstrar solidariedade, dizendo algumas palavras de conforto, por mais simples que sejam, podem acalentar a mostrar ao enlutado que ele não está sozinho.

Gostou das sugestões de como falar com uma pessoa que perde um ente querido? Então, compartilhe esse texto em suas redes sociais. Ajude mais pessoas a encontrarem palavras de conforto adequadas e sensíveis para esses momentos tão difíceis.

Veja mais

Entenda agora o real significado da missa de sétimo dia

Com certeza, você ou alguém conhecido já foi na missa de sétimo dia de um falecido. Uma tradição de religião ou um costume de povos, é um evento que finaliza os rituais de pós-morte. Porém, poucas pessoas sabem realmente o seu significado. Por isso, já parou para pensar como e por que surgiu esta liturgia? Quais países seguem […]

Entenda agora a importância do orçamento familiar e como pode ser feito

Fazer previsões, estabelecer metas e manter a organização são as melhores estratégias para se alcançar qualquer objetivo. Tais cuidados também valem quando se trata de economizar dinheiro e fazê-lo render mais — por isso o orçamento familiar é tão importante. Trata-se de um planejamento que inclui as receitas e despesas de uma família. Assim, é possível saber para onde vai o dinheiro e […]

Saiba como o atendimento da Metropax é fundamental para momentos de luto

Quando uma pessoa da família ou um grande amigo falece, o momento é bastante complicado e desgastante. Várias questões devem ser providenciadas, como documentação, velório, sepultamento ou cremação. Nesse contexto, sair fazendo orçamentos em funerárias só atrasa o processo e causa mais desconforto. Por isso, o atendimento da Metropax tem conquistado seus clientes pela excelência e pelo […]