Saiba como escolher uma assistência funerária para lidar com os momentos mais difíceis da vida

Apesar de ser difícil pensar e tocar no assunto da morte, podemos desenvolver estratégias para evitar traumas e dificuldades diante da perda de um ente querido. Sabe-se que os preços de um enterro, envolvendo o cerimonial fúnebre, caixão, translado e preparação do corpo, são muito caros. Porém, todo esse processo pode ficar mais fácil com o apoio de uma assistência funerária.

Preparamos um conteúdo especial sobre como fazer a escolha desse serviço, para poder levar a vida com mais tranquilidade e segurança. Ficou interessado? Acompanhe o conteúdo a seguir e se beneficie com informações valiosas.

Qual a diferença entre auxílio e assistência funerária?

O auxílio funeral é um serviço de reembolso das despesas póstumas. Isso acontece mediante apresentação de documentação fiscal que comprove os custos do processo. O contratante tem que ir atrás de todos os serviços por conta própria, incluindo a parte jurídica, a organização do cerimonial e o enterro.

assistência funeral é mais difundida e tende a ser mais favorável. Você contrata um plano, pagando uma taxa mensal e diante da ocorrência de uma morte, o serviço cuida de todo o processo. Velório, enterro, aluguel de recursos e quaisquer detalhes ficam sob a responsabilidade da empresa.

Lembrando que todas as preferências para as homenagens (flores, decoração, cremação ou enterro, local de velório, etc.) são estabelecidos no princípio, no fechamento do contrato. Diante do falecimento, a funerária se encarrega de realizar os procedimentos de acordo com o que foi acordado.

Quais os benefícios da assistência funerária?

A assistência funerária traz diversos benefícios para a família. Veja mais a seguir!

Redução de custos

Arcar com as despesas de um funeral sem planejamento prévio é realmente difícil. São muitas taxas elevadas e as empresas cobram mais caro quando a família não tem um programa contratado. Os valores variam muito entre quem tem um contrato de assistência funerária firmado e quem não tem. Com um plano, as taxas são reduzidas e você pode ter mais tranquilidade nos momentos mais difíceis.

Outra questão interessante é que os planos disponíveis são variados, atendendo a todo tipo de necessidade. Com um bom plano, você consegue arcar com as despesas do enterro de forma simples, com o mínimo de burocracia e tendo parcelas que cabem no seu bolso.

Assistência e atendimento 24 horas

As funerárias estão disponíveis 24 horas por dia para oferecer conforto, segurança e um trabalho de alta qualidade diante dos momentos de perda. Os familiares podem contar com uma rede de serviços ampla e bem planejada. Um falecimento pode acontecer a qualquer hora e os procedimentos burocráticos devem ser realizados o mais rápido possível.

Com equipes bem formadas e preparadas para cuidar de tudo com agilidade e precisão, a família tem mais tranquilidade e pode empreender seus esforços para vivenciar o luto e se despedir da pessoa querida.

Facilidade com a documentação e trâmites funerários

Os trâmites funerários são exigentes e desgastantes, demandando estabilidade emocional em um momento de dor e fragilidade. A família tende a estar abalada, exausta e desamparada. Cada um reage de uma forma, mas o que prevalece é a dor, a desesperança e a falta de perspectivas, sendo muito comum a ocorrência de explosões emocionais.

Diante desse quadro, cuidar de documentações, burocracias e detalhes do funeral pode ser bem desgastante. A pessoa pode estar muito dividida e confusa, construindo ainda a aceitação de que o familiar faleceu. Assim, ter uma equipe especializada, que providencie o máximo dos processos para a família pode ser um passo importante para o bem-estar.

Com a assistência funerária, você pode se dedicar à despedida e à aceitação da perda, pois todas as providências necessárias já foram estabelecidas previamente ou são conduzidas pelos profissionais da rede de atendimento.

Humanização e cuidado

Quando as pessoas perdem um ente querido, elas ficam fragilizadas emocionalmente. Angústia, raiva, tristeza, desamparo, ódio, dificuldade de aceitação são sentimentos que fazem parte do luto, gerando grande instabilidade psíquica. Apesar de a nossa sociedade censurar muito as expressões de luto e tristeza, é fundamental que o indivíduo tenha espaço para liberar um pouco das suas emoções.

Diante disso, o sujeito precisa de um atendimento humanizado e cuidadoso. A assistência funerária conta com profissionais especializados e capacitados para oferecerem um serviço de alta qualidade com a dose necessária de respeito e aceitação emocional. Dessa forma, o indivíduo tem mais amparo para enfrentar a dor da perda.

O que é importante observar para escolher uma assistência funerária?

Antes de escolher uma assistência funerária, é importante observar alguns aspectos. Ver quais opções o plano oferece é necessário para saber qual serviço contratar. As funerárias possuem uma série de alternativas, que se adequam à diferentes perfis familiares.

Há serviços que cobrem o funeral de toda a família, outros que envolvem também os pais, alguns que são para quem mora sozinho. Enfim, há uma diversidade de planos para escolher. É importante observar as cláusulas do contrato, avaliar os aspectos financeiros e ver qual proposta se encaixa no seu orçamento.

Outro traço que deve ser observado é a credibilidade da empresa que oferece a assistência funerária. Pesquise informações sobre a organização, investigue a credibilidade do empreendimento no mercado e, se possível, busque conversar com pessoas que já contaram com os serviços dessa corporação.

Prefira também procurar planos funerários de forma preventiva, evitando ter que resolver todo o processo já quando ocorreu um falecimento. Você terá mais facilidade na tomada de decisões e vai poder fazer escolhas mais racionais.

A assistência funerária é um serviço muito importante na sociedade, porque ela contribui para que o falecimento de entes queridos seja menos traumático. Com ela, o processo burocrático e todos os trâmites funerários podem ser resolvidos com agilidade, precaução e facilidade. Tendo atendimento humanizado e profissionais especializados, as funerárias podem oferecer mais conforto e segurança nos momentos mais difíceis da vida.

Antes de escolher uma assistência funerária, avalie a imagem da organização no mercado, os planos e preços que ela oferece e a presença de profissionais capacitados para oferecer um bom serviços nessa hora de fragilidade.

Nosso conteúdo sobre assistência funerária foi útil para você? Aproveite para entrar em contato com a nossa empresa  e conheça os nossos serviços!

Veja mais

Veja como fazer o planejamento familiar em 9 passos

O termo planejamento familiar é amplo: vai desde o número de filhos e a saúde, passando pelo setor financeiro e chegando até a morte. Por isso, as pessoas devem programar o futuro pensando nos herdeiros e nos cônjuges. Mas infelizmente os brasileiros não costumam agir dessa maneira, ficando desamparados quanto enfrentam uma situação de emergência […]

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]