Veja como um plano funerário é mais do que perspectiva de futuro

Falar sobre a morte é algo delicado, além de ser um tanto desagradável pensar a respeito. No entanto, ela é a única certeza que todos nós temos e, para evitar problemas aos nossos familiares, é preciso estar preparado para quando esse momento chegar. Nesse sentido, a melhor opção é contar com um plano funerário.

Para garantir que a sua família se sinta mais confortável ao lidar com essa situação, é essencial pensar em soluções para que eles não tenham problemas financeiros para arcar com as providências que precisam ser tomadas. Com isso, até mesmo o sofrimento e a dor podem ser amenizados.

Desenvolvemos este post justamente com a intenção de esclarecer as suas dúvidas sobre o plano funerário. Aqui, mostraremos como esse serviço é mais do que uma perspectiva de futuro: trata-se de uma garantia de menos preocupações financeiras e burocráticas para as famílias enlutadas. Continue conosco e saiba mais.

O que é um plano funerário?

Cada vez mais procurado devido às suas vantagens, o plano funerário tem sido uma alternativa para muitas famílias. Assim, na contratação desse serviço, a pessoa paga uma mensalidade e, quando o falecimento ocorrer, sua família receberá a prestação do serviço funerário para a realização da cerimônia de velório, enterro ou cremação.

Vale destacar que plano funerário não é a mesma coisa que seguro de vida e nem de auxílio funeral, como muitas pessoas pensam. No auxílio funeral, a família se responsabiliza pelos pagamentos dos serviços fúnebres e depois é reembolsada. Já no plano funerário, a mesma não precisa arcar com nenhum custo além das mensalidades previamente pagas à empresa prestadora do serviço.

O plano funerário é mais prático e barato. Ele oferece ao segurado apenas os valores necessários para a cobertura dos gastos fúnebres e outros serviços, de acordo com a vontade e o desejo de cada cliente.

Quanto custa fazer um plano funerário?

O valor para fazer um plano funerário varia de acordo com os serviços solicitados pelo contratante. Ao fazer a contratação é possível analisar pacotes e escolher o que a cobertura garantirá, como o modelo da urna, tipo de cerimônia, serviço de cerimonial incluso ou não etc.

Geralmente, o valor das mensalidades cobradas aos usuários é a partir de R$ 49,90. Por ser um preço relativamente baixo, a alternativa se torna acessível a praticamente todas as famílias.

As formas de pagamento podem ser via boleto bancário, com parcelamento feito com cartões de crédito ou débito, via carnês de pagamento mensal, entre outras opções que podem ser negociadas diretamente com a empresa que disponibiliza o serviço.

Quais são principais benefícios de contratar um plano funerário?

Como você pôde observar até aqui, esse é um ótimo investimento para garantir o conforto de sua família na situação delicada que é a perda de um ente querido. Quer entender melhor como isso é possível? Pois acompanhe, a seguir, uma série de benefícios que o plano funerário pode oferecer.

Baixo investimento

Conforme visto, o valor de uma mensalidade de plano funerário fica na casa dos R$ 49,90. Trata-se de um investimento baixo, que não pesará no bolso da sua família e garantirá mais conforto em um momento difícil.

Essa é uma vantagem importante, uma vez que lhe dá segurança. Significa que você não precisará gastar muito dinheiro e comprometer o seu orçamento mensal.

Livre escolha dos beneficiários

Alguém que faz um seguro de vida só pode escolher cônjuges e filhos para receberem os valores pagos quando ocorrem adversidades. Já o plano funerário é bem mais flexível e permite a inclusão de outros familiares para serem beneficiários.

Assim, se você quiser colocar seus pais, irmãos, sobrinhos, enteados, sogros, ou qualquer outra pessoa como dependente, poderá fazê-lo sem nenhum problema. Também é importante destacar que não existe limite de idade para os beneficiários.

Diferentes tipos de cobertura

Ao fazer a contratação de um plano funerário, você poderá montar um pacote que vá ao encontro do seu desejo e, também, do que você pode pagar por esse serviço. Existem coberturas para todos os bolsos e preferências.

O que está incluso em um plano de assistência funerária?

Os planos são moldados de acordo com a escolha dos clientes. Porém, entre os principais itens que podem ser incluídos estão os seguintes:

Coroa de flores e paramentos

Podem ser disponibilizadas coroas de flores naturais para a decoração das cerimônias fúnebres, bem como os paramentos necessários para o velório, conforme preveem os rituais religiosos do cliente.

Taxas de cemitérios ou cremação

O plano funerário pode incluir a cobertura total das taxas cobradas pelos cemitérios ou crematórios para os serviços por eles prestados. Além disso, também pode ser adicionada a confecção de lápides para jazigos.

Tanatopraxia

A tanatopraxia é o serviço de preparação do corpo para o velório, o que inclui a maquiagem e a vestimenta, por exemplo. Todo esse trabalho é acobertado pelo plano funerário.

Translado

O translado entre a funerária ou capelas de igrejas para os cemitérios em carros fúnebres também pode ser incluído no plano de assistência funerária, evitando também essa preocupação para os familiares.

Não é fácil lidar com a morte de uma pessoa querida, mas sabemos que todos enfrentarão essa realidade algum dia. E, diante desse momento de dor, contar com um bom plano funerário fará uma grande diferença. Afinal, ele proporciona mais economia, conforto e tranquilidade para a sua família.

A Metropax é uma das maiores e mais conceituadas empresas de serviços funerários e planos de assistências de Belo Horizonte e região metropolitana. Temos diversos planos e pacotes de assistência funeral para garantir o conforto de seus familiares.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Veja mais

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]

Seguro funerário ou assistência funerária? Entendas as diferenças

O falecimento de um parente ou amigo próximo é um momento complicado. Além de você ter de lidar com a dor da perda, é preciso organizar a documentação, velório e funeral. Se a família não tiver seguro funerário ou assistência funerária, a situação ficará mais difícil e dispendiosa financeiramente. O indicado é fazer um plano individual […]

Entenda como funciona a doação de órgãos no Brasil

Você sabia que existe a lei 9.434 de 4 de fevereiro de 1997, que regulamenta a doação de órgãos no Brasil, há mais de 20 anos? Ela determina que possam ser retirados tecidos, órgãos e partes do corpo do falecido para transplantes ou fins terapêuticos. Mesmo mediante a vontade expressa da pessoa antes de morrer, a […]