O que é um cemitério-parque e como ele se diferencia dos tradicionais

Garantir um final digno a quem se ama é o que todo mundo deseja. Afinal, o carinho demonstrado durante a vida de uma pessoa pode sim ser preservado em seu falecimento — um ambiente bonito e agradável permite esse gesto. Para tanto, existe o cemitério-parque.

Trata-se de um terreno com ampla área verde e elementos de paisagismo. Portanto, diferentemente dos outros tipos de cemitério, ele propicia mais conforto aos que ficam, além da certeza de que quem se foi teve a despedida merecida. O local também oferece benefícios que garantem um suporte completo aos amigos e familiares da pessoa falecida.

Quer saber com mais detalhes quais são as principais diferenças entre o cemitério-parque e os tradicionais? Continue a leitura, pois vamos explicar para você!

Detalhes que fazem a diferença na despedida

Como mencionado, o cemitério-parque se destaca dos demais exatamente por contar com espaços mais amplos, harmônicos e que permitem um contato maior com a natureza. Os outros tipos de cemitério não oferecem essa sensação. Abaixo, confira as principais características que os diferenciam.

Ampla área verde

Em muitos cemitérios das grandes cidades (e até mesmo em alguns localizados no interior do país), é comum vermos o cinza do cimento. O que se tem, então, é um espaço sem cor e triste, já que a natureza da localidade não é aproveitada para propiciar um ar mais leve e acolhedor a quem a frequenta em um momento difícil.

Até mesmo nos terrenos que trazem gramados, muitas vezes eles não são bem conservados. Além disso, alguns utilizam estátuas, construções e mausoléus em certos locais. Tal situação também é desagradável aos olhos, pois transmite uma sensação de descuido e pouco ou nenhum acolhimento.

No cemitério-parque, o contexto é diferente, pois há um amplo gramado, além de bosques e trilhas. Tudo é muito bem cuidado e colorido. Para complementar a beleza, os espaços são projetados de acordo com conceitos paisagísticos.

Sem dúvidas, isso proporciona mais aconchego aos que se despedem de um ente querido. Dessa maneira, é possível transformar um momento tão doloroso em uma linda e inesquecível homenagem.

Jazigos subterrâneos

Devido à falta de espaço físico nos grandes centros urbanos, alguns locais utilizam a estratégia de sepultamento em construções nas quais há cavidades, como uma espécie de gaveta, para armazenar o caixão. Trata-se dos chamados cemitérios verticais.

Naqueles que recebem o nome de horizontais, há espaços abertos em que os corpos são enterrados subterraneamente, em jazigos, sem muita preocupação com a preservação da área verde em seu entorno. Acima de cada um desses jazigos, geralmente há uma placa de homenagem.

Nos cemitérios-parque, por outro lado, não é característico ter túmulos empilhados verticalmente, nem mesmo o descaso com a natureza. Eles são subterrâneos, cobertos por grama e com uma placa singela padronizada por cima. São proibidas construções acima da superfície, com o intuito de manter uma paisagem harmônica e agradável. Logo, tudo o que se vê é muito verde.

Dessa maneira, por ser repleto de elementos da natureza e com regras para a utilização do espaço, as pessoas próximas ao falecido ficam com a sensação de serem mais bem confortadas. Isso porque a despedida de alguém já é um fato triste por si só, motivo pelo qual alguns detalhes (como o ambiente) podem ajudar a aliviar um pouco o sofrimento.

Benefícios de um cemitério-parque

Nas comparações feitas acima, você deve ter percebido que o cemitério-parque se destaca em relação aos outros pelas características do espaço. Pode parecer bobagem, mas essas questões influenciam no aspecto emocional das pessoas que vão até o local para dar adeus a alguém.

Confira com mais detalhes os benefícios desse tipo de ambiente para enterros ou até mesmo cremações.

Integração com a natureza

A integração com a natureza é o aspecto que se sobressai quando pensamos em um cemitério-parque. Afinal, nele há um amplo espaço com gramado, árvores, plantas e bosques, responsáveis por criar a sensação de se estar fora das grandes cidades. Tal ambiente acaba servindo como uma espécie de refúgio, propício para o momento de reflexão que a morte de alguém gera nas pessoas.

Conforto

O intenso contato com a natureza não significa que esse tipo de cemitério deixe de oferecer uma infraestrutura com lanchonete, salas para velórios bem montadas, vias asfaltadas e flora, entre outros pontos de apoio.

Alguns deles também contam com salas de crematório, caso a pessoa tenha feito a escolha por esse procedimento. O transporte e a preparação do corpo ficam por conta da empresa contratada. Tudo isso representa menos preocupações e mais conforto.

Tranquilidade

Afastados das regiões centrais das grandes cidades, quem vai aos cemitérios-parque tem a vantagem de respirar um ar mais puro e usufruir do silêncio tão necessário para o luto. A poluição e os sons de carros ou pessoas ficam do lado de fora, bem longe.

Assim, você pode ter muito mais tranquilidade e se desligar por um momento de qualquer coisa que possa atrapalhar sua paz. A despedida de quem se ama é um momento importante e, por essa razão, merece que seja feita da melhor forma possível.

Isso serve tanto para preservar a memória de alguém que se foi de maneira agradável quanto para propiciar mais aconchego e conforto aos entes próximos. Você deve concordar que uma área verde, a preocupação com o aspecto visual e a infraestrutura contribuem muito para isso, certo?

Como vimos, o cemitério-parque é a melhor opção exatamente por essas questões. Nele, o momento de dor de cada um é respeitado por meio de gestos simples: cuidado com o ambiente, espaços agradáveis e oferta de serviços como alimentação, locomoção e estrutura de velório.

Então, quando for escolher um local para você ou algum ente querido ser enterrado, leve em consideração tais aspectos. Trata-se de detalhes que podem fazer a diferença e servir até mesmo como um auxílio para viver o luto de maneira saudável.

Por outro lado, se a escolha for pela cremação, você não precisa se preocupar, pois também há excelentes opções — basta analisar alguns pontos. Confira o que considerar ao escolher um crematório em BH!

Veja mais

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]