8 alimentos saudáveis que te ajudam a viver mais

A clássica frase “você é o que você come” nunca fez tanto sentido. Pesquisas em todo o mundo comprovam que o segredo para uma vida longa e saudável está na alimentação.

A ciência já atestou a eficácia de substâncias como os antioxidantes, que evitam o envelhecimento e o câncer. Gorduras boas como ômega 3, 6 e 9 também são importantes para a atividade cerebral.

No post de hoje, você vai conhecer oito alimentos saudáveis que vão te ajudar a viver mais e melhor. Confira!

1. Azeite de oliva

As gorduras presentes no azeite de oliva ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, combatem os radicais livres e auxiliam na diminuição da pressão arterial. Outro benefício do azeite é que ele evita a degeneração das células cognitivas, o que pode ajudar na prevenção de doenças neurológicas, como o Alzheimer.

2. Vegetais verde escuro

Vegetais como brócolis, couve e espinafre são ricos em substâncias antioxidantes, que aumentam a imunidade e evitam problemas cardíacos. Elas também contribuem para a redução do risco de doenças degenerativas e melhoram o funcionamento do cérebro.

3. Nozes e castanhas

Uma pequena porção de oleaginosas (de duas a três unidades por dia) pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes e diversos tipos de câncer. Estão nesse grupo as castanhas do pará, amêndoas, nozes e avelãs.

4. Chocolate amargo

O chocolate amargo possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir doenças cardíacas e o envelhecimento precoce das células.

No entanto, o ideal é consumir pequenas quantidades por dia e nas versões com mais de 60% de cacau. O chocolate comum contém muito açúcar e gorduras saturadas, que fazem mal à saúde.

5. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas também apresentam boas quantidades de antioxidantes. Uma delas, a antocianina, melhora a atividade cerebral e o funcionamento dos músculos. Assim, você pode consumir à vontade morangos, mirtilos, amoras, framboesas, cranberries e cerejas.

6. Temperos

Além de aumentar o sabor dos alimentos, os temperos são ótimos para a saúde. Afinal, alguns são antioxidantes, termogênicos e previnem câncer e doenças cardíacas.

A cúrcuma (açafrão-da-terra), por exemplo, é rica em anti-inflamatórios que combatem a dor nas articulações. Já o alho ajuda a controlar a pressão arterial.

As pimentas vermelhas e outros temperos picantes também são ótimos para combater o envelhecimento e melhorar as funções do coração.

7. Chá verde

Devido ao seu grande potencial de eliminar gorduras, já virou moda tomar chá verde. No entanto, seus benefícios vão muito além disso. Ele é rico em antioxidantes e em catequinas, substâncias que auxiliam na proteção do sistema cardiovascular.

8. Café

O café foi considerado vilão por muito tempo. No entanto, em pequenas quantidades, a cafeína oferece inúmeros benefícios.

Afinal, ela é um poderoso energético, antioxidante, termogênica e melhora as funções do sistema respiratório. Estudos recentes apontam uma relação entre o consumo dessa substância e a redução do risco de Parkinson e demais doenças degenerativas.

Se você chegou até aqui, então já conhece os oito alimentos saudáveis que devem ser consumidos com frequência para garantir mais longevidade qualidade de vida. Consulte sempre um médico e um nutricionista para que eles te ajudem a montar uma dieta balanceada e equilibrada. E, claro, não se esqueça de praticar exercícios físicos!

Se você gostou deste post, que tal compartilhar essas dicas nas suas redes sociais? Afinal, quanto mais as pessoas souberem sobre saúde, melhor!

Veja mais

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]