8 alimentos saudáveis que te ajudam a viver mais

A clássica frase “você é o que você come” nunca fez tanto sentido. Pesquisas em todo o mundo comprovam que o segredo para uma vida longa e saudável está na alimentação.

A ciência já atestou a eficácia de substâncias como os antioxidantes, que evitam o envelhecimento e o câncer. Gorduras boas como ômega 3, 6 e 9 também são importantes para a atividade cerebral.

No post de hoje, você vai conhecer oito alimentos saudáveis que vão te ajudar a viver mais e melhor. Confira!

1. Azeite de oliva

As gorduras presentes no azeite de oliva ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, combatem os radicais livres e auxiliam na diminuição da pressão arterial. Outro benefício do azeite é que ele evita a degeneração das células cognitivas, o que pode ajudar na prevenção de doenças neurológicas, como o Alzheimer.

2. Vegetais verde escuro

Vegetais como brócolis, couve e espinafre são ricos em substâncias antioxidantes, que aumentam a imunidade e evitam problemas cardíacos. Elas também contribuem para a redução do risco de doenças degenerativas e melhoram o funcionamento do cérebro.

3. Nozes e castanhas

Uma pequena porção de oleaginosas (de duas a três unidades por dia) pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, diabetes e diversos tipos de câncer. Estão nesse grupo as castanhas do pará, amêndoas, nozes e avelãs.

4. Chocolate amargo

O chocolate amargo possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir doenças cardíacas e o envelhecimento precoce das células.

No entanto, o ideal é consumir pequenas quantidades por dia e nas versões com mais de 60% de cacau. O chocolate comum contém muito açúcar e gorduras saturadas, que fazem mal à saúde.

5. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas também apresentam boas quantidades de antioxidantes. Uma delas, a antocianina, melhora a atividade cerebral e o funcionamento dos músculos. Assim, você pode consumir à vontade morangos, mirtilos, amoras, framboesas, cranberries e cerejas.

6. Temperos

Além de aumentar o sabor dos alimentos, os temperos são ótimos para a saúde. Afinal, alguns são antioxidantes, termogênicos e previnem câncer e doenças cardíacas.

A cúrcuma (açafrão-da-terra), por exemplo, é rica em anti-inflamatórios que combatem a dor nas articulações. Já o alho ajuda a controlar a pressão arterial.

As pimentas vermelhas e outros temperos picantes também são ótimos para combater o envelhecimento e melhorar as funções do coração.

7. Chá verde

Devido ao seu grande potencial de eliminar gorduras, já virou moda tomar chá verde. No entanto, seus benefícios vão muito além disso. Ele é rico em antioxidantes e em catequinas, substâncias que auxiliam na proteção do sistema cardiovascular.

8. Café

O café foi considerado vilão por muito tempo. No entanto, em pequenas quantidades, a cafeína oferece inúmeros benefícios.

Afinal, ela é um poderoso energético, antioxidante, termogênica e melhora as funções do sistema respiratório. Estudos recentes apontam uma relação entre o consumo dessa substância e a redução do risco de Parkinson e demais doenças degenerativas.

Se você chegou até aqui, então já conhece os oito alimentos saudáveis que devem ser consumidos com frequência para garantir mais longevidade qualidade de vida. Consulte sempre um médico e um nutricionista para que eles te ajudem a montar uma dieta balanceada e equilibrada. E, claro, não se esqueça de praticar exercícios físicos!

Se você gostou deste post, que tal compartilhar essas dicas nas suas redes sociais? Afinal, quanto mais as pessoas souberem sobre saúde, melhor!

Veja mais

Entenda agora o real significado da missa de sétimo dia

Com certeza, você ou alguém conhecido já foi na missa de sétimo dia de um falecido. Uma tradição de religião ou um costume de povos, é um evento que finaliza os rituais de pós-morte. Porém, poucas pessoas sabem realmente o seu significado. Por isso, já parou para pensar como e por que surgiu esta liturgia? Quais países seguem […]

Entenda agora a importância do orçamento familiar e como pode ser feito

Fazer previsões, estabelecer metas e manter a organização são as melhores estratégias para se alcançar qualquer objetivo. Tais cuidados também valem quando se trata de economizar dinheiro e fazê-lo render mais — por isso o orçamento familiar é tão importante. Trata-se de um planejamento que inclui as receitas e despesas de uma família. Assim, é possível saber para onde vai o dinheiro e […]

Saiba como o atendimento da Metropax é fundamental para momentos de luto

Quando uma pessoa da família ou um grande amigo falece, o momento é bastante complicado e desgastante. Várias questões devem ser providenciadas, como documentação, velório, sepultamento ou cremação. Nesse contexto, sair fazendo orçamentos em funerárias só atrasa o processo e causa mais desconforto. Por isso, o atendimento da Metropax tem conquistado seus clientes pela excelência e pelo […]