Afinal, qual a importância da alimentação saudável para o corpo?

Alimentação saudável é um assunto que está em alta hoje em dia. Você deve ouvir falar bastante por aí em carboidratos, proteínas, gorduras etc. Sem dúvidas, balancear a quantidade de cada um deles na sua dieta ajuda a manter a sua saúde em dia.

Porém, de nada adianta conhecer todos esses nomes sem saber por qual motivo você deve manter uma alimentação equilibrada. Por isso, vamos explicar a você a importância da alimentação saudável para o corpo, para que você entenda os reais benefícios dela! Continue a leitura e confira!

Equilíbrio é tudo

Além do simples prazer de comer, é fundamental que você saiba o que e com que frequência comer. Afinal, aquela satisfação momentânea pode prejudicar o seu desempenho nas atividades diárias e trazer riscos para a sua saúde no futuro.

Portanto, a alimentação saudável traz benefícios para o corpo a curto e a longo prazo. Analisaremos, então, alguns motivos para investir em alimentos saudáveis, vamos lá?

Melhora do sistema digestivo

Uma dieta que conta com exageros quanto a algum nutriente pode prejudicar o funcionamento do seu sistema digestivo. Tal fato ocorre porque alimentos muito gordurosos ou com muito açúcar, por exemplo, podem provocar a dificuldade ou incapacidade de absorção da glicose.

Da mesma forma, uma alimentação que tenha proteína em excesso pode alterar o funcionamento dos rins, principalmente em pessoas com histórico familiar de doença renal. Ainda, pode provocar osteoporose, devido ao aumento da secreção de cálcio, aumento de peso e problemas no fígado.

Assim, manter o equilíbrio entre esses nutrientes e se alimentar de frutas, verduras e legumes de baixa caloria reduz esses riscos e faz com que o sistema digestivo trabalhe sem sobrecarga. Um benefício que você pode perceber facilmente é o melhor funcionamento do intestino, pois ele terá mais facilidade em absorver nutrientes essenciais e expelir o que o corpo não precisa.

Mais disposição e energia

Sem dúvidas, o que você come afeta a sua disposição e energia para fazer suas atividades. Isso ocorre porque uma alimentação inadequada pode provocar distúrbios do sono, mau humor, cansaço, problemas de memória e dificuldade para se concentrar.

Como se vê, os benefícios de uma alimentação saudável vão além dos fatores físicos e estéticos. Eles afetam, também, a sua saúde mental. O corpo precisa repor os nutrientes que gasta para suas funções normais, e isso somente é possível por meio do alimento que você ingere.

Sendo assim, não pule refeições! O correto é se alimentar em pequenas quantidades, sem exageros, e com intervalos de 3 horas entre cada uma. Dessa forma, você repõe, aos poucos, a energia necessária para o corpo funcionar bem.

Menor probabilidade de doenças

Você deve saber que o corpo humano é composto por vários anticorpos, que têm a função de protegê-lo contra seres estranhos, como vírus, bactérias e fungos. E, para que eles exerçam bem a sua atividade, precisam estar fortalecidos.

Nesse sentido, alimentos ricos em Vitaminas C e E, além de antioxidantes, ajudam a melhorar a resistência a doenças. Ainda, cartenóides, presentes em frutas alaranjadas e vermelhas, bem como em folhas verde-escuras, também ativam o sistema imunológico.

O ácido fólico dos vegetais e das leguminosas e o zinco que está nos peixes, carnes, grãos e cereais também são eficientes na formação das células de defesa. Então, invista nesses alimentos!

Você deve ter percebido como o alimento influencia no funcionamento do seu corpo. Você pode nem perceber, mas o seu organismo trabalha a todo o momento e de acordo com os nutrientes que oferece para ele. Assim, quanto melhor a qualidade deles, melhor o desempenho!

Agora que você já sabe a importância da alimentação para o corpo, por que não buscar uma qualidade de vidamelhor, adotando hábitos mais saudáveis? Pode ter certeza, você vai perceber a diferença no seu dia a dia e viver mais!

Essas informações foram úteis para você? Então, compartilhe-as nas redes sociais, para que seus amigos e familiares também as conheçam!

Veja mais

Veja como fazer o planejamento familiar em 9 passos

O termo planejamento familiar é amplo: vai desde o número de filhos e a saúde, passando pelo setor financeiro e chegando até a morte. Por isso, as pessoas devem programar o futuro pensando nos herdeiros e nos cônjuges. Mas infelizmente os brasileiros não costumam agir dessa maneira, ficando desamparados quanto enfrentam uma situação de emergência […]

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]