Como manter a saúde do coração em dia?

Se existe uma coisa que é primordial ao nosso dia a dia, é o cuidado com a saúde do coração. Afinal, ele é um órgão vital para o organismo e precisa ser observado com atenção.

Para isso, existem algumas ações e hábitos que podem auxiliar nesta missão, evitando maiores problemas como o stress e a ansiedade, por exemplo. Foi pensando nisso que, neste post, separamos algumas dicas importantes para ajudá-lo a ficar em dia com o bem-estar físico e também com as atividades saudáveis. Quer saber mais? Confira!

Cuide da alimentação

A alimentação é um dos principais fatores que influenciam no bom funcionamento cardíaco. Por essa razão, ela precisa ser balanceada e livre de alguns produtos nocivos.

Recomenda-se o uso restrito de alimentos que contenham gordura, por exemplo. Desse modo, opte pela utilização de óleos vegetais e pela redução do consumo de carnes vermelhas.

Você também pode moderar no açúcar e inserir mais legumes e vegetais no cardápio. Vale lembrar que algumas comidas possuem nutrientes que ajudam a evitar problemas cardiovasculares, bem como a controlar as taxas que favorecem o surgimento dos problemas cardíacos.

Pratique exercícios

O sedentarismo é inimigo do coração. Isso porque, a maioria das doenças cardiovasculares estão relacionadas ao excesso de peso causado, muitas vezes, por uma dieta descontrolada e pela ausência de atividade física.

Lembre-se que se não gostar de frequentar academia, existem inúmeras alternativas para ajudá-lo nesta tarefa. Corra, ande de bicicleta, caminhe ou escolha qualquer atividade que se encaixe ao seu padrão de condicionamento físico. Se preferir, faça tudo com o acompanhamento médico, mas não deixe de lado esta dica.

Largue o cigarro

Considerado um dos maiores vilões da saúde do coração, o cigarro é um inimigo que faz muitas vítimas em todo o mundo. Portanto, o melhor é: não fume!

Para muitos usuários, largar o tabagismo pode ser difícil. Entretanto, hoje em dia, há diversos tipos de tratamento que podem dar o suporte necessário à pessoa que deseja abandonar o vício.

Caso seja alguém que não queira mais fumar e não se sente capaz de dar o primeiro passo, peça um apoio profissional ou até mesmo aos amigos e familiares. O importante é assumir a sua vontade e viabilizar o seu objetivo.

Preserve a saúde do coração tentando ser menos ansioso ou estressado

Cuidar da saúde mental também é o segredo para poupar o coração das grandes emoções. Ser estressado ou ansioso demais eleva as taxas de colesterol no sangue e isso colabora para o aparecimento de patologias cardíacas.

Tente canalizar os problemas do cotidiano por meio de atividades que lhe deixe mais calma. Busque algo como a meditação, trabalhar ouvindo música, praticar ioga ou outros exercícios relaxantes.

E então, o que achou das nossas dicas para cuidar da saúde do coração? Preparado para introduzi-las na sua rotina e melhorar não só o seu desempenho, mas também o condicionamento cardíaco?

Esperamos que essas sugestões sejam valiosas e colaborem ainda mais para o seu bem-estar físico! Se desejar saber mais sobre práticas saudáveis, leia nosso post com 4 dicas essenciais para a saúde na terceira idade!

Veja mais

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]