Conheça os 5 alimentos saudáveis que devem fazer parte da sua dieta

Alimentar-se bem está na moda, porém, esse é um hábito que vai além da questão estética, já que envolve a saúde. Afinal, o corpo precisa de certos nutrientes para realizar suas funções e os alimentos saudáveis constituem a principal fonte deles.

No entanto, de nada adianta seguir dietas que prometem ser milagrosas, se você não souber quais são as fontes nutricionais. Mais do que isso, é preciso entender por que esses alimentos são tão importantes para o correto funcionamento do seu organismo.

Pensando nisso, listamos para você 5 opções que devem fazer parte da sua dieta. Confira!

1. Espinafre

Assim como várias outras folhas verde-escuras, o espinafre é fonte de diversos nutrientes. Ele contém vitaminas A e C, importantes para a visão, formação de colágeno, renovação celular, entre outras funções.

Esse tipo de vegetal também é rico em potássio, que ajuda a melhorar a função cardíaca e de outros músculos do corpo. Além disso, por ter nutrientes antioxidantes bioflavonoides, ajuda a bloquear a ação de substâncias que podem causar câncer.

2. Beterraba

A beterraba é uma raiz de cor avermelhada e sabor levemente adocicado. Rica em zinco e ferro, ela é capaz de fortalecer o sistema imunológico, combater a anemia, além de contribuir na manutenção da saúde dos músculos, já que contém potássio e cálcio, importantes na composição das fibras musculares.

Por conter açúcares que são convertidos de forma lenta no organismo humano, é excelente no controle do nível de glicose no sangue. Por isso, incluí-la na alimentação é uma forma de combater diabetes ou controlá-la.

3. Chia

A chia é uma pequena semente que surpreende pelos benefícios que pode proporcionar ao corpo. Ela apresenta uma grande concentração de ômega 3 — gordura que ajuda no funcionamento do coração, na regulação da pressão arterial, na redução do colesterol ruim no sangue, na melhora da visão, na atividade do cérebro etc.

Essa semente também é rica em cálcio, essencial para os dentes e ossos. Ela é composta também por fibras solúveis, que influenciam no sistema cardiovascular e garantem saciedade. Por esse motivo, é muito útil para quem quer manter um peso saudável.

4. Ovos

Esse é um dos alimentos mais famosos entre as pessoas que buscam uma alimentação saudável. Porém, pouca gente sabe o real motivo dos ovos serem tão benéficos para o corpo.

Eles são supernutritivos, já que contam com vitaminas, proteínas de alta qualidade e minerais — vitamina A, B5, B12 e o selênio, por exemplo — e ainda ajudam a controlar o colesterol ruim e auxiliam na perda de peso, já que contêm poucos carboidratos, mas são ricos em proteína e gordura boa.

5. Salmão

O salmão é o queridinho de muita gente por ser saboroso e permitir diversas adaptações na alimentação, afinal, ele pode ser servido cru, assado, grelhado etc. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que essa também é uma opção bastante saudável.

Assim como muitos outros peixes, ele é rico em ômega 3 e contém muitas proteínas que fornecem energia, ajudam na construção da massa muscular e auxiliam na produção de anticorpos. Também é rico em vitamina D, essencial para o crescimento ósseo, bem como para os sistemas cardiovascular e imunológico.

Como você viu, o sentido de manter uma alimentação equilibrada vai além de buscar um corpo bonito. Essa também é uma forma de manter a saúde em dia e, assim, viver por mais tempo e com qualidade de vida.

Percebeu que não é tão difícil assim adotar hábitos saudáveis no seu dia a dia? Basta escolher alguns desses alimentos saudáveis e incluí-los na sua dieta. A variedade atende a diversos gostos e os benefícios para o organismo são muitos!

Se você gostou dessas informações, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de outros assuntos relacionados a saúde e bem-estar!

Veja mais

Veja como fazer o planejamento familiar em 9 passos

O termo planejamento familiar é amplo: vai desde o número de filhos e a saúde, passando pelo setor financeiro e chegando até a morte. Por isso, as pessoas devem programar o futuro pensando nos herdeiros e nos cônjuges. Mas infelizmente os brasileiros não costumam agir dessa maneira, ficando desamparados quanto enfrentam uma situação de emergência […]

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]