Novembro azul e o combate ao câncer de próstata: entenda a importância dessa campanha!

O Novembro Azul é um movimento que começou na Austrália, em 2003, e se expandiu para o mundo todo, sendo uma campanha para a prevenção do câncer de próstata. A doença é a segunda maior causa de morte por tumores malignos nos homens do Brasil.

Esse tipo de câncer se manifesta de forma muito silenciosa no início. Mas com a realização do exame preventivo periodicamente, é possível evitar o agravamento do quadro e curar o problema com mais facilidade. Quer entender melhor o câncer de próstata e a importância da campanha Novembro Azul para a qualidade de vida ao sexo masculino? Continue acompanhando o conteúdo e saiba mais!

O que caracteriza o câncer de próstata?

O tumor na região da próstata pode se apresentar em fases distintas. Inicialmente, ele se localiza apenas em parte da glândula, aos poucos se expande e pode alcançar outros órgãos. Os principais sintomas são dificuldade de urinar, sangue no sêmen, aumento da frequência da necessidade de urinar, dor ao ejacular, impotência, dificuldade na ereção, urina em gotas e sensação da bexiga cheia, mesmo após ir ao banheiro.

O tratamento do câncer de próstata envolve cirurgias e quimioterapia, mas isso depende da gravidade e do estágio da doença. A prevenção é a melhor solução e ela é feita por meio de dois procedimentos: o exame do toque retal, que deve ser feito a partir dos 45 anos, e a análise da substância PSA no sangue.

Esses procedimentos devem ser repetidos anualmente. O exame de sangue, quando há problemas na próstata, detecta quantidades anormais de PSA, um componente produzido exclusivamente por ela. Porém, quando essa detecção é feita, a doença já está em um estágio um pouco mais avançado. O exame de toque no urologista não: ele identifica problemas de forma muito precoce.

Qual a importância da campanha Novembro Azul no combate ao câncer de próstata?

A campanha Novembro Azul é muito relevante. Veja a seguir quais são as razões disso!

Fator cultural

A população masculina tem uma tendência a evitar consultas médicas. O comportamento preventivo (com relação a fazer exames e visitar o médico periodicamente) não é comum entre o gênero. A maioria somente procura apoio na medicina quando alguma doença ou conjunto de sintomas aparecem.

Nos últimos anos, com a realização de muitas campanhas, a busca de conscientização e as mudanças da representação masculina e feminina em sociedade, os homens têm começado a buscar mais comportamentos preventivos em relação à saúde. Porém, essa é uma tendência ainda pouco pronunciada.

Preconceito

O exame de toque é indolor, simples e rápido. Porém, muitos tentam evitá-lo devido à vergonha e ao preconceito. Para lidar com essas dificuldades, é importante pensar que o procedimento é algo ligado ao biológico e o médico possui anos de experiência na prática. O toque na região anal não passa de um processo de coleta de informação.

Esse método pode apresentar um leve incômodo, mas a saúde é prioridade. Muitas vidas podem ser salvas com um diagnóstico precoce.

Seja qual for o tipo de doença, empreender esforços para evitar o problema é a melhor alternativa. O Novembro Azul é uma forte campanha de prevenção ao câncer de próstata que vem alcançando cada vez mais espaço na sociedade. Ela contribui para a formação de um novo padrão cultural entre os homens, em que há maior frequência de visitas ao médico e regularidade na realização de exames.

E então? Gostou de aprender mais sobre o Novembro Azul e o câncer de próstata? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

Veja mais

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]