Outubro Rosa: 5 dicas de prevenção do câncer de mama

Em outubro é celebrado o Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado à conscientização sobre os cuidados e à prevenção do câncer de mama. Um tema cada vez mais relevante e atual para as mulheres de todas as idades.

E isso é muito importante, tendo em vista que esse tipo de câncer é o que mais afeta as mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). São cerca de 1,38 milhão de novos casos todos os anos.

Neste post apresentamos 5 dicas simples para você se prevenir do câncer de mama e ter mais saúde. Confira!

1. Mantenha um peso equilibrado

Para começar, destacamos a importância de manter um peso equilibrado, com um Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 25. Isso porque o excesso de gordura no organismo favorece uma maior produção de estrógeno. Esse hormônio estimula a multiplicação das células mamárias, que podem formar nódulos.

Por isso mesmo, a obesidade pode ser considerada um fator de risco e deve ser combatida, não só para a obtenção de um peso saudável, como também para a prevenção do câncer de mama.

2. Pratique exercícios físicos

Acredita-se que a prática regular e moderada de exercícios físicos ajuda a reduzir em até 50% as chances de se ter câncer de mama. Isso porque pode contribuir para diminuir a produção de estrógeno e progesterona no organismo.

Dessa forma, o recomendado é praticar atividades como caminhada, corrida, natação, entre outras, uma hora por dia e de 3 a 5 vezes por semana.

3. Adote uma alimentação balanceada

Da mesma maneira, ter uma alimentação balanceada é fundamental para a prevenção do câncer de mama. Primeiramente, porque ajuda a manter o peso que, como já dissemos, pode ser um fator de risco.

Além disso, muitos alimentos saudáveis, como frutas, legumes e cereais integrais são ricos em vitaminas e outras substâncias antioxidantes, reduzindo o risco de diversos tipos de câncer. Por outro lado, alimentos ultraprocessados, como enlatados e embutidos, contêm conservantes e corantes que podem ser cancerígenos.

4. Evite o álcool e não fume

O álcool em excesso pode levar a diversas doenças, inclusive ao câncer. Por isso, o melhor é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, sobretudo quando combinado com o cigarro.

O fumo contém mais de 4 mil substâncias tóxicas que causam uma infinidade de doenças, sendo a mais grave o câncer no pulmão, no esófago e na garganta. Inclusive, o cigarro é considerado pela OMS a causa de morte mais evitável no mundo, com cerca de 4,9 milhões de ocorrências por ano.

5. Faça os exames preventivos de rotina

Por fim, precisamos lembrar da importância de se fazer os exames de prevenção do câncer de mama. Afinal, um diagnóstico precoce é fundamental para realizar um tratamento bem-sucedido. Um resultado previamente estabelecido pode também trazer grandes chances de reversão do quadro.

Assim, faça sempre o exame de toque, procurando a presença de nódulos. Também deve-se fazer o ultrassom das mamas com regularidade e a mamografia anualmente a partir dos 40 anos.

Enfim, o Outubro Rosa está aí para lembrar da necessidade de se fazer a prevenção do câncer de mama e cuidar da saúde sempre. Pois, mesmo sendo grave, a doença possui altas chances de cura na maioria dos casos.

Gostou dessas dicas de como fazer a prevenção do câncer de mama? Quer saber mais como cuidar da sua saúde? Então, leia também sobre a importância da alimentação saudável para o corpo!

Veja mais

Veja como fazer o planejamento familiar em 9 passos

O termo planejamento familiar é amplo: vai desde o número de filhos e a saúde, passando pelo setor financeiro e chegando até a morte. Por isso, as pessoas devem programar o futuro pensando nos herdeiros e nos cônjuges. Mas infelizmente os brasileiros não costumam agir dessa maneira, ficando desamparados quanto enfrentam uma situação de emergência […]

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]