7 maneiras para aproveitar a vida

 

Muitas vezes, ficamos tão preocupados com acontecimentos passados, ou com o que ocorrerá no futuro, que nos esquecemos de viver o momento presente. Ficar ansioso às vezes é normal, mas é preciso cuidado, pois quando se torna um hábito, pode evoluir e se tornar um transtorno.

De acordo com pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde), 23,9% dos brasileiros convivem com transtorno de ansiedade. Portanto, se você tem deixado preocupações roubarem sua paz, não deixe a situação evoluir, tente aproveitar a vida e encontrar felicidade nos pequenos momentos do dia a dia. Não sabe como começar? Vamos dar algumas dicas!​

1. Curta sua família

Você sente que não passa tempo suficiente com sua família? Entenda que o tempo gasto com as pessoas que amamos reflete diretamente no nosso bem-estar físico e mental.

Relações próximas e sólidas, que estão em falta na maioria das famílias, exigem investimento de tempo. É necessário diálogo, afeto, atenção, empatia, e todas essas características não são construídas de um dia para o outro. As obrigações do cotidiano acabam nos afastando das pessoas que amamos, mas é possível reverter esse cenário.

Para fortificar suas relações, tente incluir na sua rotina um tempo reservado apenas para a sua família. Por exemplo, marque uma atividade para todos fazerem juntos pelo menos uma vez na semana. Assistir um filme, cozinhar juntos, jogar um jogo de tabuleiro? O que agradar a maioria! Apenas comece, crie uma tradição e, no final, todos estarão se divertindo juntos.

E lembre-se, não só durante esse tempo, mas sempre que puder, tente conversar abertamente com os seus familiares e também escutar o que eles têm a dizer. Afinal, já dizia Rubem Alves: “A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina”.

2. Lembre-se das suas conquistas

Por mais que você esteja enfrentando dificuldades hoje, lembre-se de que a vida é um ciclo. Você já venceu outras vezes e vencerá novamente. Faça o que estiver ao seu alcance, dê o seu melhor e não foque nos problemas que você não pode resolver. Afinal, você não pode resolvê-los mesmo, então por que se preocupar?

3. Preste atenção no seu corpo

Em alguns momentos do seu dia, desconecte-se do que acontece ao redor e volte a atenção para o seu corpo. Faça isso em situações que estimulam seus sentidos, como quando está tomando banho, comendo, ou ouvindo música.

Sinta a temperatura da água caindo no seu corpo, tente escutar os diferentes sons de uma música que você gosta, sinta de verdade o sabor da comida e mastigue com calma. Fazendo isso todas as vezes, logo você começará a sentir prazer nesses momentos comuns e sentirá gratidão por vivenciá-los.

4. Faça trabalho voluntário

O que você sabe fazer de melhor? Que tal usar isso em favor da sociedade? Com o trabalho voluntário, você tem a oportunidade de exercitar seu talento e ainda ajudar o próximo. Cuidar de pessoas menos afortunadas te fará enxergar como as coisas que consideradas normais em sua vida podem fazer falta para outros.

Além disso, você também ajudará a si mesmo. O sentimento de satisfação que surge após fazermos o bem é capaz de diminuir o stress e liberar endorfinas, neurotransmissores que geram a sensação de felicidade. Sentir-se valorizado e útil também ajuda na autoestima.

Só não se esqueça de que ser voluntário é um compromisso. Por isso, defina quanto tempo você tem disponível e procure um trabalho voluntário que esteja de acordo com seus valores pessoais. Existem muitas opções, escolha com qual você mais se identifica: há trabalho em asilos, orfanatos, lares para animais abandonados, abrigos para dependentes químicos, entre outros.

5. Tenha um hobby

Existe algo que você gostava muito de fazer e teve que parar em algum momento da vida? Ou uma atividade que você sempre teve vontade de praticar, mas pela falta de tempo achou melhor adiar? Saiba que investir no que gostamos de fazer é essencial e traz diversos benefícios para a saúde.

Ter um hobby ajuda a esquecer dos problemas por um tempo, pois a sua mente se manterá ocupada e se desligará das preocupações. Praticar uma atividade que você gosta diminui os níveis de stress e ansiedade e ainda dá maior disposição para enfrentar as outras atividades da semana.

Inclusive, quem tem um hobby possui uma vida profissional mais saudável, pois adquire a habilidade de concentração. E, ao contrário do que muitos pensam, trabalhar o dia inteiro não significa ter um bom rendimento, pois a chave da produtividade é a concentração. Portanto, não adianta fazer mil coisas ao dia, se não consegue se concentrar verdadeiramente em nenhuma.

6. Reserve um tempo para você

A vida pode exigir muito de nós, são inúmeros afazeres e, por muitas vezes, somos responsáveis por outras pessoas, como no caso de mães e pais. Mas, em meio a tudo isso, é muito importante reservar um tempo só para você. Ler um livro que está encostado, fazer caminhadas, cuidar da beleza, ou até mesmo não fazer nada.

Isso mesmo. Não fazer nada até ajuda na sua produtividade. Durante o tempo de ócio, você reconhece a importância das situações e entende melhor o significado das coisas. Tendo essa visão aprofundada, saberá melhor o que procura e como planejar o futuro.

Seja fazendo algo que te dê prazer, seja não fazendo nada, reserve um tempo para você, para pensar e meditar sobre a forma que está vivendo o presente.

7. Aproveite todos os momentos

Reconhecer a importância das pequenas coisas e aproveitar a vida não deve ser pesaroso. Por isso, não se julgue quando se encontrar em situações de extrema preocupação. Apenas lembre-se de que isso não deve se tornar um hábito, mas uma exceção.

Siga as dicas deste texto, insira outros bons hábitos na sua rotina e tente ao máximo aproveitar a vida. Tudo o que você tem é o momento de agora! O futuro sempre será incerto, por mais que façamos planos. Por isso, tente enxergar a beleza de cada momento e tenha gratidão pela vida.

Se você gostou do post e quer conhecer outros conteúdos como este, siga nossa página no Facebook!

Veja mais

Meu cachorro morreu e agora? Veja como superar a perda de um animal de estimação

Para muita gente, os cães são como membros da família, além de grandes amigos. Desse modo, o carinho, o cuidado e o amor com esses animais acabam sendo parte da vida de quem tanto se dedica aos seus bichos de estimação. O lado mais difícil dessa relação é superar a morte do animal. Por isso, é comum que algumas pessoas […]

Auxílio funeral INSS ainda existe? Saiba o que é e quem tem direito!

O falecimento de um familiar é um momento extremamente delicado e de luto. No entanto, ao mesmo tempo em que se lida com a dor, é preciso cuidar de algumas questões burocráticas e financeiras que envolvem o sepultamento. É nesse momento que surgem muitas dúvidas — uma delas, inclusive, diz respeito ao auxílio funeral INSS. Afinal, esse benefício ainda existe? Por mais que a […]

Novembro azul e o combate ao câncer de próstata: entenda a importância dessa campanha!

O Novembro Azul é um movimento que começou na Austrália, em 2003, e se expandiu para o mundo todo, sendo uma campanha para a prevenção do câncer de próstata. A doença é a segunda maior causa de morte por tumores malignos nos homens do Brasil. Esse tipo de câncer se manifesta de forma muito silenciosa […]