Afinal, por que temos medo da morte?

Mesmo que ela seja uma das poucas certezas que temos na vida, ninguém gosta muito de falar no assunto. E boa parte disso se deve ao medo da morte e até de uma dificuldade em aceitar algo inevitável.

O fato é que o medo de morrer, em muitas situações, pode ser algo benéfico. No entanto, é necessário saber a diferença entre o natural e o excessivo e, se necessário, procurar ajuda profissional.

Assim, neste post explicamos quando o medo da morte pode ser um problema e como superá-lo. Acompanhe!

Como surge o medo?

O medo é uma resposta espontânea do organismo a alguns momentos específicos. É o caso de quando estamos prestes a sermos atacados por um animal selvagem, vamos cair de algum lugar ou sofrer outro tipo de acidente. Ou seja, trata-se de um mecanismo de defesa natural.

Desta forma, ao temermos alguma coisa, nosso cérebro é acionado para encontrar uma solução rápida para cada momento. Por isso, nossa primeira reação ao se deparar com um animal selvagem seria correr, enquanto ao estar para cair é tentar se apoiar ou se proteger de qualquer forma. Nesse sentido, o medo da morte é uma maneira de buscarmos conservar a própria vida e até a de outra pessoa.

Quando o medo da morte é prejudicial?

Porém, o natural é que o medo de morrer passe assim que o perigo é superado. Ou seja, se você não está correndo de um animal, prestes a se acidentar ou qualquer outra situação que ponha em risco a sua vida, não há por que temer.

Ainda assim, muitas pessoas conservam esse medo da morte por muito tempo, impedindo que elas façam algumas coisas e até atinjam seus objetivos. É o caso, por exemplo, de quem deixa de acampar com os amigos por não querer ser atacado, não mora em edifícios altos por não saber lidar com a altura ou não aprende a dirigir por temer um acidente de carro.

Ora, isso pode, de fato, ocorrer com qualquer pessoa. Mas, infelizmente, deixa-se de experimentar e aprender coisas novas, conhecer pessoas, enfim, de viver! Ter medo de morrer pode impedir que você cresça e se desenvolva como ser humano.

Como superar o medo excessivo?

A verdade é que não é nada fácil superar o medo da morte e isso não é possível de uma hora para outra. Até porque uma pessoa pode conviver a vida toda com ele, sem notar que tenha atrapalhado bastante.

Portanto, a primeira coisa a se fazer é tentar entender se o medo que tem é normal ou excessivo, passageiro ou permanente. Para tanto, faça uma análise de todas as coisas que você conquistou e pretende conquistar e veja se o medo de morrer ou de ter outro problema pode ser um empecilho.

É bom lembrar que nem sempre é possível superar o medo da morte sozinho. Por isso, se for necessário, procure ajuda de um psicólogo, tanto para descobrir se o temor tem sido prejudicial quanto para encontrar uma forma de superá-lo.

Gostou dessas dicas de como superar o medo da morte? Então, compartilhe o post nas redes sociais, pois o assunto pode interessar a outras pessoas!

Veja mais

Entenda agora o real significado da missa de sétimo dia

Com certeza, você ou alguém conhecido já foi na missa de sétimo dia de um falecido. Uma tradição de religião ou um costume de povos, é um evento que finaliza os rituais de pós-morte. Porém, poucas pessoas sabem realmente o seu significado. Por isso, já parou para pensar como e por que surgiu esta liturgia? Quais países seguem […]

Entenda agora a importância do orçamento familiar e como pode ser feito

Fazer previsões, estabelecer metas e manter a organização são as melhores estratégias para se alcançar qualquer objetivo. Tais cuidados também valem quando se trata de economizar dinheiro e fazê-lo render mais — por isso o orçamento familiar é tão importante. Trata-se de um planejamento que inclui as receitas e despesas de uma família. Assim, é possível saber para onde vai o dinheiro e […]

Saiba como o atendimento da Metropax é fundamental para momentos de luto

Quando uma pessoa da família ou um grande amigo falece, o momento é bastante complicado e desgastante. Várias questões devem ser providenciadas, como documentação, velório, sepultamento ou cremação. Nesse contexto, sair fazendo orçamentos em funerárias só atrasa o processo e causa mais desconforto. Por isso, o atendimento da Metropax tem conquistado seus clientes pela excelência e pelo […]