Entenda mais sobre o acolhimento e os cuidados da Metropax

A Metropax é uma conceituada empresa de serviços funerários de Belo Horizonte (MG). No mercado há mais de 40 anos, sua missão sempre foi minimizar a dor das famílias em um momento tão difícil.

Por isso, oferece um atendimento completo realizado por equipe especializada, que, além de cuidar de todos os trâmites relacionados ao velório, sepultamento ou cremação, preocupa-se também em acolher os parentes e amigos do falecido, sendo esse um de seus grandes diferenciais.

Quer saber mais sobre esse serviço? Então, siga a leitura do post e entenda por que esse tipo de atendimento faz toda a diferença.

Quais os serviços que a Metropax oferece?

A Metropax presta todo tipo de serviço funerário, o que inclui:

  • remoção e traslado nacional e internacional;
  • urnas mortuárias exclusivas e especiais;
  • preparação, higienização, tanatopraxia, tamponamento e embalsamamento;
  • veículos para cortejos diferenciados;
  • cerimonial de honras fúnebres;
  • decoração de velórios conforme credo ou religião;
  • arranjos e coroas de flores;
  • acolhimento psicológico (durante e após o sepultamento ou cremação).

Além disso, a Metropax conta com planos de assistência funerária. A grande vantagem desse tipo de plano é a tranquilidade que ele garante à família, já que a empresa cuida de toda a burocracia nesse momento de dor.

Dessa forma, os parentes e amigos não precisam se preocupar com nada e ainda têm a certeza de que o falecido será homenageado de maneira carinhosa, respeitosa e de acordo com o que desejava. Isso, porque os profissionais da Metropax têm expertise para lidar com esse tipo de situação. Assim, tudo é feito de acordo com as vontades do beneficiário.

Outra vantagem do plano de assistência funerária é a facilidade no pagamento. Com um valor de mensalidade bem acessível, a pessoa escolhe os serviços que deseja incluir e ainda não deixa nenhuma despesa para os familiares depois de sua morte. Vale ressaltar que o falecimento, geralmente, pega a família de surpresa, e nem sempre as pessoas estão preparadas para arcar com esses gastos.

A Metropax oferece algumas opções de plano, desde individuais até os que possibilitam a inclusão de vários dependentes, inclusive sem grau de parentesco.

Além de oferecerem o serviço funerário completo, os planos da Metropax se diferenciam dos demais do mercado por garantirem acolhimento psicológico, opção de cremação e o clube de vantagens Metropax, uma série de descontos a que o beneficiário e sua família têm direito em vida e que podem ser utilizados em consultas médicas, odontológicas, óticas, faculdades etc.

Como a Metropax acolhe as famílias que acabaram de perder um ente querido?

Logo que a família recebe a notícia da perda desse ente, ao mesmo tempo em que tem que lidar com a dor, precisa se envolver com uma série de questões legais, com decisões e providências que precisam ser tomadas com rapidez.

Isso acaba tirando a tranquilidade necessária para cuidar de questões como o cerimonial, muito importante para o processo do luto.

Nesse sentido, a equipe da Metropax, com todo o carinho, guia essa família para que a última homenagem seja especial. Com perguntas simples, como sobre a religião do falecido ou a sua música favorita, esses profissionais vão elaborando o cerimonial do jeito que a família deseja, porém sem sobrecarregá-la.

Dessa forma, mais tarde, esses parentes não vão dizer que a cerimônia deixou de ser do jeito que eles queriam porque estavam sem cabeça para planejar. A Metropax se encarrega de tudo, prestando esse atendimento personalizado e acolhedor.

Como é o atendimento humanizado da Metropax?

O acolhimento da Metropax vai bem além das questões burocráticas. Os colaboradores da empresa têm cuidado com o tom de voz e as palavras que serão usadas em uma conversa com a família, por exemplo.

Tudo é preparado de tal forma que, mesmo com a família e amigos em uma sala de apoio ao lado do necrotério, eles se sentem acolhidos. Para isso, a Metropax trabalha com uma estrutura que mexe com os cinco sentidos, o que inclui móveis mais confortáveis, em que a pessoa se sente abraçada, a questão da aromatização, que garante calma ao espaço, música ambiente, café com biscoito etc.

E tudo isso tem como ponto alto o grande diferencial da empresa: a homenagem de despedida, em que todos os pedidos do falecido e da família são acolhidos pela equipe de cerimonial com carinho e respeito.

Isso, porque o objetivo da empresa é dar valor à vida e um significado para aquela pessoa que se foi, um sentido para a sua partida, que não pode ser apenas o sofrimento da família que ficou.

Vale ressaltar que o atendimento humano e acolhedor da Metropax não deixa de lado o protocolo ou as questões burocráticas, que incluem desde as instruções para a família até as providências a serem tomadas. Mas tudo isso é feito de maneira mais branda, levando em consideração o que todos estão passando.

A Metropax acredita que se trata de uma questão de ter empatia pelo outro e, assim, conseguir acolher cada um em suas demandas, nas necessidades específicas, por menores que sejam. A empresa sabe que o atendimento acolhedor faz toda a diferença nesse momento.

Como funciona o acompanhamento psicológico?

Para se ter uma ideia do quanto a Metropax leva isso a sério, há até mesmo o acompanhamento com um psicólogo especializado em tanatologia, que é o estudo da morte. Uma vez por mês, são realizadas sessões em grupo com o intuito de dar um outro rumo à fase do luto pela qual aquelas pessoas estão passando.

Trata-se da chamada terapia do luto, que é uma extensão do atendimento da Metropax às famílias. Sendo assim, o trabalho não termina no sepultamento, porque a empresa sabe que a dor também não acaba naquele momento.

Esse acompanhamento é disponibilizado uma vez por mês. O fato de ser em grupo ajuda na troca de experiências de como cada um está lidando com a perda, o que é muito importante para as famílias.

Enfim, em um momento tão difícil, é fundamental contar com um atendimento acolhedor e humanizado prestado por uma equipe preparada e que atente, ao mesmo tempo, para a realização de uma homenagem especial e para todas as questões burocráticas que envolvem a morte.

Para isso, é importante contar com um serviço especializado e com um bom plano de assistência funerária. Entre em contato com a Metropax e conheça as opções disponíveis

Veja mais

E-book: Medidas legais após a morte de um ente querido

Quando preparamos esse material, queríamos tirar as principais dúvidas em relação às documentações e trâmites burocrático que precisa lidar após a morte de um familiar ou amigo próximo. Por isso, abordamos os seguintes temas: Documentação necessária para o sepultamento; Medidas legais para cancelar documentos e contas do falecido; Orientações sobre abertura do inventário; Procedimentos legais para […]

Celebração de finados: saiba mais sobre a história deste dia

Quando nos aproximamos da celebração de finados, vivenciamos um momento importante para a memória e a aceitação da perda dos nossos entes queridos. É uma data introspectiva, principalmente para familiares, que visitam túmulos, deixam flores e acendem velas para o que se foram eternamente. Aqui no Brasil, homenageamos os falecidos no dia 2 de novembro […]

Entenda a importância de estabelecer o diálogo com os filhos

As relações familiares são algumas das mais importantes na construção do indivíduo. Elas são responsáveis por desenvolver sentimentos de afeto e solidariedade, por exemplo. Contudo, para que elas sejam ainda mais significativas, principalmente no caso dos pais, é fundamental que esses procurem manter sempre o diálogo com os filhos. A verdade é que todo tipo de relacionamento […]