3 modelos para fazer uma nota de falecimento

4 minutos para ler

O falecimento de uma pessoa é um momento delicado, principalmente para a família e os amigos. Mas mesmo com a dificuldade de manter a calma, existem diversos procedimentos legais e processos que envolvem a organização de um velório. Depois de entrar em contato com uma empresa funerária, é preciso avisar aos conhecidos sobre a fatalidade, com uma nota de falecimento.

Pode parecer algo pequeno diante da perda, mas comunicar sobre o falecimento de uma pessoa é importante. Isso porque envolve o conhecimento do ocorrido não só pelo núcleo familiar do falecido, como pelo meio profissional. Quanto maior o círculo social, mais pessoas podem não saber da morte naturalmente.

Quem escolher para escrever o aviso

Neste momento de sofrimento, pode ser difícil encontrar alguém que consiga manter a serenidade para pensar e reunir as informações necessárias na construção de uma nota de falecimento. Além disso, é preciso que a pessoa escolhida conheça bem o falecido.

Em alguns casos, dependendo das relações da pessoa, uma empresa ou instituição da qual ela fazia parte também pode optar por fazer um comunicado interno ou externo. É importante avisar a família, inclusive pedindo informações adicionais, se necessário.

Para ajudar,separamos alguns modelos básicos, que podem ser preenchidos com os dados necessários. Isso não significa que a nota não possa ser personalizada, com sentimentos e informações pessoais. Eles servem apenas para nortear quem for escrever o aviso.

3 modelos de nota de falecimento

1. Nota de falecimento na empresa

A (empresa X) comunica com pesar o falecimento de (nome da pessoa), (cargo ou profissão), ocorrido no dia (data), decorrente de (motivo, se for pertinente e não oferecer constrangimento).

O corpo será velado a partir das XX horas do dia (XX/XX), (dia da semana), no (nome do local e endereço). Depois seguirá para ser sepultado/cremado dia XX/XX, às XX horas, no (local).

Nome da empresa

2. Nota de falecimento familiar simples

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de (Sr./Sra. Nome), conhecido por (apelido, profissão etc.), aos X anos.

Quem desejar prestar condolências, pode comparecer ao velório realizado no (local), localizado (endereço). O sepultamento será feito no dia XX/XX, às XX horas, no (local).

A família em luto antecipa agradecimentos.

3. Nota de falecimento familiar especial

Informamos com pesar o falecimento do nosso (grande amigo ou tio/pai/filho etc. querido) (nome). Sua morte nos deixou muito surpresos, mas esperamos que ele/ela possa estar em um lugar melhor.

Agradecemos a todas as mensagens de conforto recebidas até agora. Elas só mostram o quanto era querido por todos, com seu profissionalismo, inteligência, amizade (escolher qualidades de acordo com o perfil pessoal). Devemos sempre lembrá-lo(a) com alegria, gratidão e muita saudade.

Aos que desejarem prestar as últimas homenagens, comunicamos que o velório será feito dia XX, às XX horas, no local XX. Em seguida, será levado para sepultamento no cemitério XX, às XX horas do dia XX. Já agradecemos antecipadamente a presença de todos.

De seus pais, filhos, netos e outros familiares.

Cuidados ao escrever uma nota de falecimento

É importante observar alguns detalhes antes de escrever uma nota de falecimento:

  • Pergunte ao veículo do anúncio (jornal, rádio etc.) se existe alguma regra ou padronização antes de enviar a nota;
  • Não precisa conter foto, mas se desejar, opte por uma de boa qualidade, bem iluminada, próxima e que o falecido esteja sozinho;
  • Procure colocar o nome completo da pessoa, com idade, profissão e apelidos, para que não haja confusões com outras pessoas;
  • Deixe muito claro as informações sobre o velório e o sepultamento, com endereço, data e horário;
  • Sempre assine a nota, pois pode ser que mais de uma pessoa, empresa ou instituição deseje fazer o próprio comunicado.

Com essas dicas, esperamos poder lhe ajudar a passar por esse momento tão difícil. Lembre-se de que esses modelos de nota de falecimento são apenas direcionamentos, uma forma de lhe ajudar. O importante é transmitir os sentimentos deixados pelo falecido.

Saiba o roteiro passo a passo para o velório, sepultamento ou cremação.

Posts relacionados

2 thoughts on “3 modelos para fazer uma nota de falecimento

Deixe um comentário