5 músicas para ouvir em momento de luto

4 minutos para ler

Despedir-se de alguém que amamos é uma experiência muito particular que envolve saudade, questionamentos e uma transição para a aceitação de que aquela pessoa querida se foi.

Em um momento de sentimentos à flor da pele, tudo o que trouxer algum consolo é bem-vindo. Nesses períodos de recolhimento, algumas canções podem acolher ou fazer transbordar a dor, tornando mais fácil encará-la.

No post de hoje, você vai conferir algumas dicas para escolher músicas para ouvir em momento de luto e algumas sugestões de canções que podem ajudar.

Pense em momentos marcantes

Recordar boas lembranças ao lado de quem partiu pode acalentar o coração e trazer a certeza de que o tempo juntos foi honrado.

Para ajudar a resgatar recordações, músicas presentes nesses bons momentos são importantes. Lembre-se do que tocava nas rádios em algumas épocas ou da trilha sonora de filmes e novelas que viram juntos. Talvez vocês tenham músicas que gostavam de dançar ou alguma canção que lhe foi apresentada pela pessoa.

Escolha as preferidas de quem partiu

Se ele era fã de alguma banda, pode estar aí um caminho para encarar a saudade. Algumas pessoas também compartilham em redes sociais as músicas que escutam, isso também pode ajudar a recordar o jeito de ser de quem nos deixou.

Prefira melodias que acalmam

Algumas canções podem não ter embalado a relação de vocês, mas são tão gostosas de ouvir que transmitem a serenidade necessária para vivenciar esse momento.

Elas podem inspirar doçura, leveza, força, e aquilo que você estiver precisando para se sentir melhor.

Procure por letras que tocam o coração

Às vezes os versos que compõem uma canção parecem falar diretamente conosco, como se o autor daquela letra entendesse o que se passa em nosso coração.

Músicas assim são reconfortantes e podem até nos colocar em nova perspectiva sobre os sentimentos aflorados.

Embora essa sensação de acolhimento seja algo muito particular, algumas canções são quase unanimidade quando o assunto é emocionar. Veja, a seguir, sugestões de cinco músicas para ouvir em momento de luto.

1. Como é grande o meu amor por você, Roberto Carlos

“Eu tenho tanto a lhe falar, mas com palavras não sei dizer”. O rei sintetizou nesses versos o que sente quem tem tanto no peito que não sabe por onde começar e nem como expressar todo o sentimento que carrega.

2. Good Riddance, Green Day

A banda Green Day tem no repertório uma balada cuja letra remete a um fim que pode ser entendido como a morte.

“É algo imprevisível mas que, no fim, é certo. Espero que você tenha vivido o momento da sua vida” — trecho da canção que também fala sobre guardar as boas lembranças e aprender as lições da vida.

3. Tears in Heaven, Eric Clapton

Essa música foi escrita para Conor, filho de Clapton, que morreu aos cinco anos, ao cair da janela do apartamento. A letra traz a dor de um pai que deseja um dia reencontrar o filho em outro plano.

4. O anjo mais velho, O Teatro Mágico

Para homenagear o irmão que partiu, Fernando Anitelli compôs esses versos. “Metade de mim agora é assim, de um lado a poesia, o verbo, a saudade, do outro a luta, a força e coragem para chegar no fim. E o fim é belo e incerto, depende de como você vê”.

5. Epitáfio, Titãs

Embora seja doloroso olhar para trás pensando que algumas coisas deveriam ter sido diferentes, arrepender-se faz parte de algumas despedidas e é sinal de amadurecimento.

“Devia ter arriscado mais, e até errado mais. Ter feito o que eu queria fazer”, diz essa letra.

Embora cada um vivencie a dor da perda à própria maneira, é possível se sentir acolhido com músicas para ouvir em momento de luto. Entre tantas canções emocionantes, há sempre aquela que se encaixa no momento.

Se você deseja ler mais sobre o assunto, acompanhe-nos nas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário