Qual é o significado das flores para velório?

6 minutos para ler

Diante da perda de uma pessoa querida, precisamos prestar homenagens com delicadeza e carinho. Os ritos fúnebres são fundamentais para a simbolização da morte e para a realização da despedida com as honras necessárias. Nesse contexto, é muito comum o uso das flores para velório. A cultura atribui diversos significados para as plantas, o que favorece a incorporação delas nos cerimoniais póstumos.

Neste post, você vai conhecer mais sobre o uso das flores para velório e também entender quais são os significados dados para cada espécie de planta que é incluída nas honras fúnebres. Acompanhe o conteúdo e aproveite o aprendizado!

Qual é a origem do uso de coroas de flores para velório?

Houve transformações nas representações da morte e também na prestação de homenagens ao longo dos séculos. Na Idade Média, o comum era o velório ser realizado na casa do falecido. Todos os familiares, amigos e a comunidade participavam da cerimônia de despedida e cada um levava uma flor para prestar condolências.

Com o passar do tempo, os enfermos foram transferidos para os hospitais e os velórios se distanciaram do lar para ocupar locais especializados para isso. Assim, a realização das honras fúnebres passa a ser em locais distantes de casa. Logo, muitas das pessoas próximas não conseguiam comparecer aos velórios e enviavam flores e cartas para a família. Porém, grande parte das cartas não era lida devido à dificuldade do momento.

As coroas de flores são estruturadas de forma circular, sendo que essa forma simboliza a vidaeterna. As flores escolhidas para compor o arranjo dependem do tipo de homenagem que se deseja prestar, sendo que algumas plantas são mais direcionadas para determinados casos. A coroa traz em seu centro uma mensagem em letras grandes. A ideia é transmitir a mensagem em palavras bastante evidentes, para que ela seja lida facilmente. Isso substitui as cartas enviadas em temposmais antigos e que não eram lidas.

As coroas de flores unem o elemento visual ao simbólico, atrelando a beleza e a delicadeza das plantas a uma despedida suave e pacífica. Esses objetos ajudam na ressignificação da perda e na criação de uma homenagem acolhedora, respeitosa e que preste a devida honra à pessoa amada que se foi.

Qual é a importância das flores nos ritos de despedida do falecido?

As flores são a parte da planta vinculada à reprodução. Em sua exuberância e perfume, elas atraem os insetos para beber seu néctar e polinizar outras representantes de sua espécie.

Assim, a flor é fundamental para a geração da vida, para perpetuar a existência daquela família vegetal. Ela é o símbolo da vitalidade da planta e também o agente que garante a sobrevivência da espécie. As flores são elementos que contribuem também com o ciclo de vida de outros animais e vegetais, sendo importantes membros da rede de relações que compõem o ecossistema.

No contexto de um funeral, podemos dizer que as flores estão atreladas a múltiplos significados. Elas se relacionam à vida e são uma forma de rememorar tudo o que a pessoa amada falecida vivenciou. A beleza da flor faz lembrar a exuberância daquele ser que deu sua contribuição para o mundo e terminou sua passagem aqui na Terra.

Quando temos carinho por alguém, queremos homenageá-lo com o que encontramos de mais bonito e puro. A flor é esse recurso: um elemento da natureza com uma função tão nobre, carregada de amor, afeto e delicadeza. A beleza da flor é humilde: na sua essência, ela não se exalta nem se gaba — apenas cumpre o seu papel no ciclo vital, nutrindo os insetos e permitindo a multiplicação da vida.

A flor simboliza também o recomeço, a passagem para uma nova vivência. Ela representa a nossa esperança de que o ente querido que partiu esteja em uma nova realidade, onde haja paz, pureza, descanso, tranquilidade e sentimento de completude. Que ele esteja em um lugar mais pleno e menos atribulado do que o nosso mundo complicado. Moldamos nosso sonho para que o indivíduo tão querido esteja realmente seguro e feliz em uma outra dimensão.

Quais são as flores mais usadas nos velórios e qual o significado de cada uma delas?

Cada flor tem a sua beleza única, não é mesmo? Você sabia que as diferentes espécies possuem cargas simbólicas diversas? Veja alguns tipos de flores e seus significados a seguir:

  • crisântemo: o crisântemo é de origem asiática e o seu nome significa “flor de ouro”. Ele simboliza a vida completa, perfeição, felicidade, sinceridade e simplicidade;
  • antúrio: originado da Colômbia, o antúrio é mais utilizado nos velórios de homens, por estar associado à masculinidade. Pode estar atrelado também à autoridade, à iluminação, à fortuna, ao luxo, ao desapego e à confiança;
  • rosas: originárias da Ásia, possuem diferente carga simbólica dependendo da cor. As brancas representam paz, inocência, pureza, harmonia, espiritualidade e amor eterno. Já as vermelhas estão associadas a paixão, carinho, respeito, amor e coragem;
  • copo de leite: de origem africana, está associado aos significados de pureza, paz, calma e ligação com o sagrado. O miolo amarelo é ligado à iluminação espiritual e à prosperidade;
  • lírio: o significado dessa flor varia de acordo com a cultura. Para os japoneses, ele simboliza a inocência, discrição, nobreza e amor eterno;
  • margarida: vinda da Ásia e da Europa, simboliza juventude, inocência, pureza, afeto e paz. É considerada a flor das crianças, sendo muito usada nos velórios infantis;
  • lisianto: vem das regiões desérticas do Colorado, do Arizona, do Texas e do México. Seu nome vem da união das palavras lise e anthus, significando flor de análise e destruição. Essa flor é muito associada à sensibilidade feminina, sendo usada em velórios de mulheres;
  • gerbera: vem da África do Sul e está associada à beleza, à nobreza, à sensibilidade e ao amor. A variedade amarela é muito usada nos cerimoniais fúnebres de crianças;
  • kalanchoe: essa pequena e bela flor simboliza a felicidade, sendo muito utilizada em rituais fúnebres.

As flores são uma boa alternativa para prestar homenagens para uma pessoa querida que se foi. Repletas de significados atribuídos em nossa cultura, elas podem ajudar na composição de arranjos repletos de bons sentimentos, reverência e delicadeza. Arranjos e coroas de flores contribuem para deixar a cerimônia mais rica em sentidos positivos, ajudando os familiares e amigos a encontrar forças para continuar.

E então? Gostou de saber qual o significado das flores para velório? Aproveite e siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Twitter!

Posts relacionados

Deixe um comentário