Entenda como funciona uma cerimônia de cremação Entenda como funciona uma cerimônia de cremação

Entenda como funciona uma cerimônia de cremação

7 minutos para ler

A cremação é um procedimento realizado desde 1000 a.C. pelos romanos, que consideravam esse o destino mais nobre para os mortos. Nos dias de hoje, após receber as cinzas, é feita a cerimônia de cremação.

Essa é a oportunidade de realizar uma última homenagem ao falecido e também de decidir o que será feito com as cinzas. A seguir, entenda como é feita a incineração dos corpos e o que é necessário, em termos legais, para que isso possa ser realizado. Confira.

O que é cremação?

A cremação é o processo de incinerar os corpos em grandes fornos até que eles se transformem em cinzas. Essa é a maneira mais ecológica e recomendada para se despedir de um ente querido, já que evita diversos problemas sanitários e de higiene pública e ainda é um procedimento mais econômico do que o sepultamento.

Para isso, o corpo é submetido a uma temperatura de, em média, 1200 °C em fornos crematórios que são estruturados unicamente para essa finalidade. Atualmente, existe um crematório em Belo Horizonte e dois na região metropolitana, sendo um em Santa Luzia e outro em Contagem.

A cremação somente pode ser feita após completar 24 horas do óbito e pode levar entre duas e três horas para ser finalizado, mas isso dependerá das características e estado do corpo. Após isso, restam somente as cinzas e alguns ossos, que são triturados para que possam ser entregues aos entes do falecido.

Ainda há um tabu muito grande sobre esse procedimento, mas ele é muito comum em diversas religiões, como o Cristianismo, Espiritismo e Budismo. Além disso, o processo de velório é feito anteriormente para que os familiares possam fazer a tradicional despedida.

As cinzas podem ter o fim que a família ou responsável desejar, sendo que algumas pessoas e crenças as levam para casa, outras são colocados em urnas hidrossolúveis ou até mesmo jogadas ao mar como forma de homenagem.

O processo de cremar um corpo pode ser feito por qualquer pessoa, desde que ela deixe isso documentado e registrado. Quando não há essa comprovação, somente os pais, cônjuge ou os filhos podem autorizar o processo.

Como funciona um crematório?

Antes de qualquer coisa, é obrigatório que dois médicos assinem a declaração de óbito. Já em casos de mortes com violência ou corpos que estão necropsiados é necessária a assinatura de dois médicos legistas ou a apresentação de uma ordem judicial.

As áreas reservadas para os crematórios são sempre distantes e isoladas por questões de segurança, já que as temperaturas dos fornos são altas. Além disso, somente pessoas autorizadas, vestidas e equipadas adequadamente podem circular nesses espaços.

Antes da cerimônia de cremação e do processo de incineração, o procedimento é o mesmo do sepultamento. Então, é feito o velório tradicional em uma sala reservada, onde a família poderá prestar suas últimas homenagens.

Depois, já com o caixão fechado, é passado um detector de metais para garantir que não haja marcapasso no corpo, pois esse é um dispositivo que pode explodir com a temperatura intensa do forno. Também são retirados todos os itens de vidro e metal.

Caso ocorra de o corpo ficar em uma fila para a cremação, eles são colocados em geladeiras a 0°C. Na sequência, ainda com o forno crematório frio, o caixão é colocado e as câmaras começam a esquentar. As cinzas de uma pessoa adulta costumam pesar entre um quilo e um quilo e meio.

Como é a cerimônia de cremação?

A cerimônia de cremação na Metropax conta com as honras fúnebres e a despedida semelhante àquela que ocorre no sepultamento. No entanto, ao fechar a urna, a família somente terá contato com o familiar quando ele voltar do crematório, sendo que esse prazo pode ser de até 90 dias.

Ao receber as cinzas, é feita uma cerimônia para a entrega, como se fosse um outro velório, porém com o corpo já cremado. Afinal, esse ainda será um momento de emoção e despedida do falecido.

A cerimônia também conta com uma música que a pessoa gostava, acompanhada de uma chuva de pétalas sobre a urna. Depois disso, as cinzas são entregues aos familiares. Todo esse processo de homenagem é feito com muito zelo e atenção pelos funcionários da Metropax, pois se trata de um momento de valor e luto para a família.

Vale ressaltar que é importante se atentar a algumas orientações para que a cerimônia de cremação ocorra sem problemas. A primeira delas é sobre as leis do translado aéreo das cinzas, pois é necessário levar a certidão de óbito original e uma declaração do crematório.

Além disso, existe um procedimento chamado ciclo vivo disponibilizado pela Metropax. Nele, as cinzas são depositadas em uma muda de árvore, de maneira que elas se tornam um ciclo de vida por meio daquela planta que nascerá e crescerá.

Quais são as curiosidades sobre a cremação?

Você sabia que nem todas as religiões permitem a cremação e menos ainda a cerimônia de cremação? Isso acontece no islamismo, no candomblé e no judaísmo, pois eles acreditam que o nosso corpo deve voltar à Terra.

Já nas igrejas é até mesmo permitido que as cinzas estejam presentes em missas. A outra curiosidade é que as cinzas não poluem as águas nem mesmo a terra quando são jogadas em mares, rios e lagos, além de que os gases emitidos durante a cremação não são poluentes.

Como organizar uma cerimônia de cremação?

Para começar a organizar uma cerimônia de cremação é necessário começar verificando se a declaração foi documentada. Depois disso, escolha uma funerária de confiança para indicar o crematório e auxiliá-lo em todo o processo.

Na sequência, escolha o caixão, prepare o velório e as homenagens ao falecido e aguarde a liberação do corpo. Ao receber as cinzas, defina o que será feito com elas, sendo que essa decisão pode ser um último desejo da pessoa que morreu ou um acordo entre os familiares e responsáveis.

Além disso, verifique qual é o procedimento de acordo com a sua religião, já que na igreja católica é comum a celebração das Exéquias, enquanto os evangélicos contam com a palavra de um pastor durante o velório e a última despedida.

A cerimônia de cremação é uma homenagem feita após o corpo ser incinerado, pois o recebimento das cinzas também é um momento de luto e despedida do ente querido. Então, conte com um serviço funerário de confiança e com planos que ofereçam todo o suporte necessário durante o procedimento.

Para saber mais detalhes sobre os nossos serviços de cerimônia de cremação, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

Posts relacionados

Deixe um comentário