Confira 5 sugestões de exercícios físicos e saúde para você!

3 minutos para ler

Há muito tempo se discute a relação entre exercícios físicos e saúde. Mas, hoje, é quase uma unanimidade entre os médicos e especialistas que a prática regular e moderada de algumas atividades contribui para o bem-estar e a longevidade.

No entanto, como existem diversos tipos de exercícios, fica até difícil escolher um. Para ajudar, separamos uma lista com 05 sugestões para você ter mais saúde. Acompanhe!

1. Caminhada

Para começar, sugerimos o exercício mais básico e descomplicado possível. A caminhada é tão simples que pode ser feita por qualquer pessoa, em todas as idades. Basta colocar uma roupa leve e um tênis, escolher um local tranquilo e se proteger do sol.

Caminhar cerca de 3 a 5 vezes por semana ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a postura corporal, combater a obesidade, emagrecer e reduzir o inchaço das pernas. Também é ótimo para relaxar e diminuir a ansiedade e o estresse.

2. Natação

Já a natação pode ser uma boa opção para quem deseja se exercitar por inteiro. Ela é considerada um dos exercícios mais completos, trabalhando diversos músculos do corpo de uma só vez.

Também ajuda na postura e na circulação sanguínea, aumentando a flexibilidade e atuando na recuperação mais rápida de lesões. Por gastar muita energia, ainda é muito recomendada para quem quer perder peso. Sem contar que é bastante prazerosa, sendo uma das atividades preferidas de crianças e adolescentes.

3. Pilates

Outro exercício físico que trabalha o corpo todo é o pilates. Sendo assim, atua na melhoria da postura, da coordenação motora e da flexibilidade. Também é ótimo para aumentar a resistência muscular, amenizar dores e prevenir fraturas.

Sem contar que o pilates pode ser considerado não apenas uma atividade física, mas, sim, uma filosofia de vida completa. Dessa forma, reduz o estresse, proporcionando um bem-estar geral.

4. Tai chi chuan

Trata-se de uma arte marcial chinesa, caracterizada pela leveza dos movimentos e o equilíbrio do corpo. Por isso mesmo, promove um bem-estar completo, envolvendo o organismo e a mente. E, ainda que seja originalmente uma luta, pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive por idosos.

Entre os principais benefícios, está a redução do estresse e de dores corporais e faz bem para o coração e a circulação sanguínea. Além disso, segundo um estudo da China Medical University Hospital, em Taichung (Taiwan), também seria, junto com a caminhada, muito eficaz para aumentar a longevidade.

5. Treino HIIT

Por falar em longevidade, outro estudo realizado na  Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota (USA), e publicado na revista Cell Metabolism, afirmou que o High-Intensity Interval Training (treino HIIT) é o que mais promove esse benefício.

Esse tipo de treino combina séries rápidas e intensas de corrida ou pedalada com breves intervalos de descanso. Por isso, ajuda a emagrecer rapidamente, proporciona condicionamento físico e ativa a circulação e o metabolismo.

É bom lembrar que, antes de começar uma atividade física, é fundamental procurar um médico e fazer uma avaliação completa. A relação entre exercícios físicos e saúde fica ainda melhor quando eles são realizados com consciência!

Gostou dessas dicas de exercícios físicos? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que mais pessoas também possam ter uma saúde melhor!

Posts relacionados

Deixe um comentário